Curso de Design realiza maratona de ações de solidariedade

Projeto de final de curso levou estudantes a incentivar o voluntariado

A doação de sangue acontece quinta (4), no Hemoal, durante todo o dia. | nothing
A doação de sangue acontece quinta (4), no Hemoal, durante todo o dia.

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Estudantes do 7º período do curso de Design, participam esta semana de mais uma série de ações para incentivar atitudes solidárias na comunidade local. A ideia foi um desafio proposto como projeto final da disciplina Design Estratégico, coordenada pela professora Mariana Hennes. Dentre as atividades a serem realizas por duas equipes esta semana estão a Campanha Sangue de Campeão, e a Campanha 5ml fazem a diferença, que juntas devem incentivar a doação voluntária de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea em Maceió.

Na busca pelas causas sociais que gostariam de abraçar, os estudantes entraram em contato com instituições públicas ou sem fins lucrativos, envolvidas com questões de cunho social, a fim de realizar um levantamento dos principais problemas enfrentados, e identificar quais desses problemas poderiam ser incluídos em propostas de design. “Para a seleção das questões, os estudantes consideraram restrições financeiras, logísticas e burocráticas, que poderiam atrapalhar ou mesmo impossibilitar a implementação dos projetos, dentro do prazo estipulado para apresentação de resultados”, conta a professora.

Para viabilizar algumas ideias, as equipes conseguiram parcerias com empresas do setor privado, que se dispuseram a apoiar as propostas, oferecendo desde divulgação nas suas redes de comunicação oficiais à patrocínio e apoio logístico. Com a ideia de integrar as instituições públicas e privadas à Universidade, o projeto deve ajudar a firmar parcerias por boas causas. “Temos o objetivo de incentivar o pensamento estratégico dos alunos, que precisaram seguir uma metodologia de design dividida, basicamente, em 5 fases: pesquisa, planejamento, desenvolvimento, implementação e feedback”, explica.

A turma também está envolvida com outras campanhas, como a Ajudar tá na Pata!, que em parceria com a ONG Pata Amada e a rede de supermercados Palato vai instalar, neste mês de maio, pontos de doação de ração e materiais de limpeza e higiene animal no supermercado, fazendo com que o público incluísse esses itens na sua lista de compras, facilitando a doação.

Outro projeto foi a campanha Adote um idoso, compartilhe amor, ação social em prol do abrigo São Vicente de Paulo. Ao entrar em contato com a instituição, a equipe identificou que um dos maiores problemas enfrentados não é financeiro e sim afetivo. Por isso, a ação solidária foi voltada a um dia de oficinas lúdicas de lazer e pintura, na qual os idosos puderam interagir com jovens estudantes e fazer o que eles mais gostam: contar suas histórias de vida, num momento de atenção e carinho. O resultado das oficinas será transformado em suvenirs, que serão distribuídos aos idosos que participaram. O projeto desses artefatos será disponibilizado ao abrigo, que poderá produzi-los a fim de gerar renda ao grupo. A ação deve atrair parcerias e apoios que viabilizem mais iniciativas desse tipo.

Outra ideia colocada em prática foi a Campanha de adoção de animais com deficiência, que em parceria com a ONG Neafa, criou e produziu vídeos de curta duração para serem veiculados nas redes sociais, com cenas divertidas dos animais, e uma narração que parece ser o próprio bichinho conversando com seu futuro dono. A intenção foi mostrar que mesmo "diferentes" esses animais são alegres e independentes (correm, pulam e interagem normalmente), e precisam de carinho e atenção.

Saiba mais:

Campanha Sangue de Campeão

Acontece nesta quarta, 4 de maio, das 7h às 18h, no Hemoal (Trapiche). Os estudantes da Ufal realizaram uma campanha com torcedores do time alagoano CSA para realizarem doações de sangue e, além de salvar vidas, concorrerem a uma camisa oficial do time.

Campanha "5ml fazem a diferença"

Realizada em parceria com o Hemoal, o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) e o Sanduba do Careca, a ação acontece na quinta-feira, 5 de maio, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre a doação de medula óssea e assim conseguir aumentar o quadro de possíveis doadores. Para participar, basta se dirigir ao estande do Hemoal na Ponta Verde, próximo à praça dos foodtrucks, das 9h às 15h.