Estudantes de Pedagogia levam brincadeiras, pintura e música para crianças do NDI

Tarde de diversão marcou o encerramento da disciplina Estágio em Gestão Educacional

Estudantes de Pedagogia da Ufal promoveram uma tarde diferente para as crianças do NDI-Ufal. Foto: Thiago Prado | nothing

Thâmara Gonzaga - jornalista

“Parece a Emília”, “a tia tá vestida de palhaço”, responderam os pequenos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), recordando os personagens infantis que marcam o imaginário, ao opinarem sobre as vestimentas usadas pelas estudantes de Pedagogia da Ufal.

A espontaneidade das crianças superou a ansiedade por causa da atividade letiva e contagiou as futuras pedagogas que foram proporcionar uma tarde diferente para a turma atendida pelo NDI.

Com roupas coloridas, rostos pintados e revestidas de bastante animação, elas envolveram os pequenos com músicas infantis cantadas por várias gerações (a exemplo de Alecrim e Borboletinha), pintura de mãos, contação de história e muita brincadeira.

“As crianças da educação infantil ainda não estão em fase de escolarização formal; portanto, esse é o momento para estimular a criatividade, a ludicidade, para favorecer o crescimento, o desenvolvimento e a participação social”, detalhou a estudante Maria Cícera de Brito, que ficou no comando do microfone e dava as coordenadas sobre as brincadeiras.

A atividade, realizada nesta terça-feira (17), marcou o encerramento da disciplina Estágio em Gestão Educacional, que faz parte da oferta acadêmica do 5º período do curso, e teve como objetivo promover uma tarde de intervenções para ampliar a visibilidade do NDI junto à comunidade da Ufal. Com o apoio da direção, professores e técnicos do Núcleo, a tarefa foi cumprida com bastante diversão e despertou o interesse dos que passavam a pé pelo local e dos passageiros dos ônibus que circulam dentro da Universidade. As estudantes também espalharam faixas e distribuíram panfletos pelo Campus A.C. Simões.

“Muita gente não sabe da existência do NDI, que há crianças que fazem parte da Ufal e que os alunos têm direito a colocarem seus filhos”, relatou a estudante Sirlani Lopes da Silva.

A professora Jusciney Carvalho, titular da disciplina, foi quem coordenou a intervenção e defendeu a iniciativa como uma forma de estimular o reconhecimento de outros espaços. “Muitas estudantes de Pedagogia são mães e não sabem da existência do NDI. Além de chamar atenção da comunidade para esse espaço infantil dentro da Ufal, a ocasião também favorece a aproximação com outras pessoas e o convívio social”, destacou a docente.

Sobre o NDI

Atualmente, 104 crianças estão matriculadas no Núcleo de Desenvolvimento Infantil. Com idade de dois a cinco anos e 11 meses, elas recebem educação integral, alimentação com acompanhamento de nutricionista, apoio médico, pedagógico e psicológico.

Há duas formas de ingresso: uma voltada a servidores da Ufal e outra para a comunidade em geral. No caso de filho ou menor sob responsabilidade de professor ou técnico da Universidade, é preciso preencher um formulário específico e entregar ao longo do ano no NDI. A seleção é feita pela própria equipe do Núcleo.

A procura maior pelas vagas vem da comunidade em geral. Nesse caso, a seleção é feita pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). “É preciso fazer uma pré-matrícula no sistema on-line da Semed para poder participar da seleção”, explica a assistente em administração, Samilly Barbosa