Exposição Urban Ballet permanece em cartaz na Ufal até sexta

Ensaio fotográfico está exposto no hall da Biblioteca Central do Campus A.C. Simões

Exposição fotográfica Urban Ballet | nothing
Exposição fotográfica Urban Ballet

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

A exposição fotográfica do projeto Urban Ballet está em cartaz até esta sexta-feira (20) no hall da Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas. As 34 fotos, feitas no início de abril no Campus A.C. Simões, em Maceió, pelo fotógrafo Alisson Frazão, compõem uma homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril.

O projeto Urban Ballet foi idealizado pela estudante de Design da Ufal, Gabryela Borges, e está em atividade desde março de 2015. Bailarina desde 2004, Gabryela pensou em levar a arte e a beleza da dança para um palco maior: a rua. Segundo ela, as intervenções artísticas realizadas pelo projeto não seguem um calendário fixo. A arte é livre. “Se eu estiver viajando e surgir a vontade de dançar, farei isso, independente de onde esteja”, revelou.

Para a exposição na Ufal, a segunda do Urban Ballet, Gabryela convidou quatro pessoas: Danielly Caldas, bailarina e psicóloga; Edson Santos, graduado em Dança pela Ufal; Lycia Gama, bailarina e estudante de Medicina da Ufal; e Rose Beiriz, bailarina e estudante de Psicologia do Cesmac. “A ideia foi intervir como composição do ambiente no campus, que é de estudo, mas também imprime muita dança e liberdade de movimentos”, explica a idealizadora.

Gabryela é a única bailarina fixa do projeto. A estudante explica que o diferencial do Urban Ballet é permitir o fluxo de bailarinos e dançarinos, todos convidados por ela. “A arte de dançar permite a livre expressão”, diz. E isso pode ser visto no Instagram do Urban Ballet, inspirado em outro projeto internacional, o Ballerina Project. Ambos reúnem fotos e vídeos de pessoas manifestando a dança nos mais diversos cenários no Brasil e no mundo.