Professores e estudantes de línguas estrangeiras conhecem novas metodologias de ensino
Até esta quinta-feira (19), eles participam de evento que tem como objetivo ajudar na formação profissional
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Thâmara Gonzaga - jornalista
Considerar a multiculturalidade existente em sala de aula e não olhar apenas a parte verbal durante o ensino de línguas estrangeiras. Essas foram algumas das orientações repassadas para professores da rede pública de ensino e estudantes de inglês e espanhol durante palestra realizada pelo docente Luiz Fernando Gomes, da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Durante a apresentação, Gomes argumentou que é impossível falar sobre língua e não considerar a cultura. “Quando falamos, não fazemos apenas uso da língua, mas também mostramos quem somos, nossos valores e pontos de vistas sobre o mundo. Somos culturalmente diferentes e o contato com uma língua adicional representa o acesso a essa diversidade”, defendeu.
Na ocasião, ele ainda falou sobre o desafio cognitivo de lidar com o multimodal no contexto escolar, ou seja, com o verbal e o visual ao mesmo tempo, considerando os diferentes modos de representação.
A atividade faz parte da programação da 1ª Jornada Nacional de Formação de Professores de Línguas Adicionais, que começou hoje (18) e prossegue até amanhã. Além de palestras, os inscritos participarão de workshops e defesas de mestrado. “O objetivo é mostrar novas metodologias no ensino de línguas adicionais e ajudar na formação dos professores”, disse a estudante de Letras – Inglês da Ufal, Juliana Pimentel.
O evento é organizado pelos grupos de pesquisa Letramento, Educação e Transculturalidade (LET) e Observatório da Linguagem em Uso (Observu) da Faculdade de Letras da Ufal. Para mais informações, acesse o link.