Ufal Penedo sediou oficina sobre tubarões e raias ameaçados de extinção

Um dos objetivos do evento foi divulgar as atividades voltadas à conservação desses grupos de peixes

Ufal Penedo sediou oficina sobre tubarões e raias ameaçados de extinção

Redação Ascom

A Unidade de Ensino de Penedo da Ufal sediou a 1ª Oficina de Monitoria do Plano de Ação Nacional dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção (Pan-Tubarões). O evento foi promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), com apoio da unidade de ensino e dos cursos de Engenharia de Pesca e de Biologia.

A oficina, realizada nos dias 28 e 29 de abril, contou com a participação de membros do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) e de observadores de instituições parceiras presentes na IX Reunião da Sociedade Brasileira para o Estudo dos Elasmobrânquios (SBEEL), que contribuíram para as discussões.

Durante a ocasião, além de avaliar a matriz de ações, incluindo seu andamento, produtos gerados, prazos e articuladores, foi lançado o sumário executivo do Plano de Ação Nacional dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados, com o objetivo de divulgar as atividades voltadas à conservação desses importantes grupos de peixes.

O professor da Unidade de Penedo, Cláudio Sampaio, explicou que, entre as áreas estratégicas e locais críticos ao ciclo de vida dessas espécies na costa brasileira, destacam-se três áreas do litoral alagoano: plataforma externa da região Nordeste até 2.000 m de profundidade, Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais e foz do Rio São Francisco.

Para Sampaio, a realização de eventos de grande relevância científica, como a IX Reunião da SBEEL e a I Oficina de Monitoria do Pan-Tubarões, demonstra a importância e a consolidação da unidade de Penedo no cenário nacional, onde, além do ensino, a pesquisa e a extensão são uma constante.

Com dez anos de criação, a Ufal em Penedo oferta os cursos de Engenharia de Pesca, Turismo, Licenciatura em Biologia, Engenharia de Produção e Sistema de Informação.

Sobre o Pan Tubarões

O Pan Tubarões aborda 12 espécies ameaçadas (IN MMA nº 05/2004) que estão distribuídas ao longo do litoral brasileiro até o limite mais externo de sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

As ações previstas no Pan Tubarões também buscam beneficiar oito espécies sobreexplotadas ou ameaçadas de sobreexplotação (IN MMA nº 05/2004 e IN MMA nº 52/2005), bem como outras 35 que tiveram seu estado de conservação validado como ameaçadas nas oficinas de avaliação do estado de conservação das espécies da fauna brasileira promovidas pelo ICMBio e presentes na portaria interministerial n° 445/2014.

Para saber mais sobre o Pan Tubarões, acesse o link.