Proest recebe inscrições de bolsistas para auxiliar estudantes com deficiência

Graduandos das licenciaturas da Ufal podem se inscrever até 22 de julho


- Atualizado em
Inscrições são realizadas no Centro de Interesse Comunitário
Inscrições são realizadas no Centro de Interesse Comunitário

Thâmara Gonzaga - jornalista

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas, por meio do Núcleo de Acessibilidade (NAC), lançou um edital para seleção de Bolsistas Apoiadores de Estudantes com Deficiência.

Alunos regularmente matriculados nas graduações em licenciatura da Ufal, nas modalidades presencial ou a distância, podem participar.

Há oferta de 13 vagas, sendo 10 para o Campus A.C. Simões (4 para as licenciaturas das áreas de Ciências Sociais e Humanas; 3 para o curso de Pedagogia; 2 para as licenciaturas da área de Saúde e 1 para as licenciaturas das áreas de Ciências Naturais e Biológicas); 2 para o Campus Arapiraca e 1 para o Campus do Sertão.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de julho, na secretaria da Proest. Conforme o edital, o candidato deve apresentar a documentação impressa e ter disponibilidade de 20h semanais.

Para o exercício das atividades, o bolsista receberá um auxílio no valor de R$ 400, durante o período de cinco meses, podendo ser renovado por igual período de acordo com a disponibilidade financeira do Programa Incluir ou da Ufal. O estudante também receberá certificação por participar da atividade.

Programa Incluir

O processo seletivo de Bolsistas Apoiadores de Estudantes com Deficiência faz parte do Programa Incluir, uma das ações coordenadas pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Proest. O objetivo é proporcionar apoio educacional aos discentes que compõem o público-alvo da Educação Especial.

Os discentes matriculados nos cursos de graduação e pós da Ufal, nas modalidades presencial ou a distância, e que estejam cadastrados no NAC serão assistidos pelos bolsistas, com a supervisão da coordenação, respeitando as peculiaridades e necessidades educacionais de cada universitário atendido pelo Núcleo.

Os bolsistas selecionados irão auxiliar na rotina universitária de estudantes com deficiência múltipla, física, auditiva e visual, Transtorno do Espectro Autista ou que apresentem altas habilidades e superdotação.