Comunidade acadêmica da Fale inicia atividades da 9º Semana de Letras

Programação continua até o dia 23 de setembro, com mesas-redondas, minicursos e outras ações


- Atualizado em
Mesa de abertura da 9ª Semana de Letras. Fotos - Thiago Prado
Mesa de abertura da 9ª Semana de Letras. Fotos - Thiago Prado

Thâmara Gonzaga - jornalista

Com o tema Real ficção: passos e descompassos no campo do signo, teve início, na tarde desta segunda-feira (19), as atividades da 9ª Semana de Letras. Estudantes, professores e técnicos participaram da cerimônia de abertura, realizada no auditório da Reitoria, que contou com a conferência da professora da Universidade Federal de Uberlândia, Eliane Mara Silveira, sobre Ferdinand de Saussure: o homem sem qualidades.

Em sua mensagem de boas-vindas aos participantes, a diretora da Faculdade de Letras (Fale), Eliane Barbosa da Silva, destacou o engajamento dos alunos, que fazem parte do grupo Pet, na realização da Semana. “Quero parabenizar os petianos pelo evento bem organizado, bem pensado, com uma programação rica. Observo claramente o crescimento da Semana e, ao longo desses anos, o PET tem desafiado alguns descompassos, como greves e, atualmente, a crise política. Estamos aqui, novamente, para novos desafios”, destacou.

A coordenadora do curso de Letras, Rita de Cássia Souto Maior, lembrou as primeiras edições do evento. “Fico muito emocionada em falar da Semana de Letras, pois vem fazendo história. E digo aos participantes que aproveitem, uma vez que a academia não é apenas ensino, mas pesquisa e extensão”, disse.

Helson Sobrinho, professor da Fale e coordenador de Pesquisa (Propep), representou a reitora Valéria Correia na cerimônia. Para o docente, o evento é indispensável, com temáticas excelentes e que promove a divulgação do conhecimento na área de Letras e afins. “Que seja uma semana fértil de conhecimento,” ressaltou. Para Suzana Barrios, que representou a pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz, “de uma forma muito bonita, a Semana articula ensino, pesquisa e extensão”. “A Semana de Letras é bastante significativa e penso que todos os cursos deveriam privilegiar um momento do ano para integrar aluno, docente e técnico numa mesma temática. As semanas realizadas pela Fale são bem famosas, com uma grande participação dos estudantes”, afirmou. A cerimônia contou ainda com a presença dos docentes Aldir Santos e Ildney Cavalcanti.

A programação continua até o dia 23 de setembro, nas instalações da Faculdade de Letras, com mesas-redondas, minicursos e outras atividades. Clique aqui para conferir.

Protagonismo dos estudantes

A organização da Semana de Letras é marcada pelo protagonismo dos estudantes da Fale, especificamente, daqueles que fazem parte do Grupo PET Letras. No total, são 13 petianos na comissão organizadora da nona edição do evento, que conta também com o apoio de monitores.

A estudante de Francês, Mileyde Marinho, conta com entusiasmo que participa pela segunda vez da organização. “É muito importante fazer parte de um evento que envolve todos os estudantes da Faculdade de Letras. Partilhamos experiências e aprendemos bastante”, relatou a aluna que atuou nas atividades de secretaria da Semana.

“Estamos desde janeiro organizando tudo. Há uma forte colaboração entre os integrantes do PET. Contamos também com o apoio dos docentes do curso, em especial, da tutora do programa, a professora Núbia Faria, que sempre nos orienta”, conta Raul Guillerme, que é da turma de Letras- Português e integra a comissão financeira.