Projeto de Psicologia convida estudantes para participar de Feiras Universitárias

Objetivo é esclarecer dúvidas sobre cursos, além de aproximar alunos do ambiente acadêmico

Arte divugação Humanesci | nothing
Arte divugação Humanesci

Thâmara Gonzaga - jornalista

Certamente, muitos estudantes da Ufal, independente do curso, vivenciaram momentos de expectativa e ansiedade diante da escolha de qual profissão seguir. Nessas horas, uma boa conversa pode ajudar muito a clarear as ideias. Se você já passou por essa fase, que tal partilhar um pouco de sua experiência e auxiliar alunos do ensino médio que vivem algo bem parecido?

O projeto de extensão Habilitando recursos humanos para inclusão educacional (Humanesci), vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade, recebe inscrição de estudantes de quaisquer cursos da Ufal, até 1º de outubro, para participar da ação Feiras Universitárias, a ser realizada nas escolas estaduais Santos Dumont, no dia 2 de dezembro, e Eunice de Lemos Campos, no dia 16 do mesmo mês. Os universitários participantes receberão certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) de 15 horas, para quem comparecer às duas feiras, e de 10 horas para quem for apenas em uma.

A estudante de Psicologia e integrante do projeto de extensão, Thaís Vasconcelos, explica que será disponibilizado transporte para levar os estudantes da Ufal até as escolas, com ponto de partida e de chegada no Campus A.C. Simões. “Nas escolas, nós vamos separar três salas: uma para área de Humanas, outra para Exatas e uma para Saúde. Dentro de cada sala, haverá separação por curso. Os universitários podem levar maquetes, livros, trabalhos, cartazes, banners, folhetos, entre outros materiais relativos ao curso que estudam”, orienta Thaís. “No entanto, o mais importante, é disponibilizar-se para responder às perguntas dos alunos, prestar atenção, dar-lhes esclarecimentos e responder suas dúvidas”, destaca.

Sobre como será realizada a abordagem aos alunos do ensino médio nas escolas, a integrante esclarece que deve ser feita com “acolhimento, numa linguagem simples e de igual pra igual”. “A intenção é que aqueles prestes a entrar em uma nova etapa tenham uma maior aproximação com a universidade, esclareçam suas dúvidas, perguntem sobre os cursos nos quais desejam ingressar, o funcionamento da Ufal, e que os universitários possam prestar esclarecimentos, motivá-los mostrando que é possível, apesar de alguns obstáculos”, diz.

Ficou interessado? Então envie seus dados (nome e curso) para projetohumanesci@gmail.com até o dia 1º de outubro. Antes da realização das Feiras Universitárias, haverá uma reunião com todos os universitários inscritos para repassar orientações.