Alunas da Ufal em Santana do Ipanema são aprovadas em mestrado da UFSCar

História de estudo de Rayana e Danessa é marcada pela amizade ao longo da graduação


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Amigas e parceiras de estudo, Rayanne e Danessa foram aprovadas no mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural
Amigas e parceiras de estudo, Rayanne e Danessa foram aprovadas no mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural

Thâmara Gonzaga – jornalista

Ter uma pessoa legal para se divertir, passear, conversar, é maravilhoso e faz muito bem. Melhor ainda, quando esse amigo é também companhia de estudos, motivando e ajudando a dar passos de sucesso na carreira profissional.

Assim é a amizade de Danessa Rafaella e Rayane Silva de Oliveira, estudantes de Ciências Econômicas na Unidade de Ensino de Santana do Ipanema, Campus Sertão da Ufal. “Somos muito amigas, quase irmãs, estudamos juntas toda a graduação”, conta Rayane. “Produzimos artigos acadêmicos e participamos dos mesmos projetos”, completa Danessa. Alunas da mesma turma, integrantes de grupo de pesquisa e parceiras na produção de trabalhos acadêmicos, as duas conseguiram aprovação no mestrado do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.

Elas concluíram o curso no período passado, estão no aguardo da colação de grau, e contam que, antes mesmo de terminar a graduação, já participavam de processos seletivos de mestrado. “Eu tinha sido aprovada em um outro processo da UFSCar, mas, devido a alguns problemas com minha formação, não pude assumir. Estudamos, tentamos novamente, com mais experiência e também com mais trabalhos publicados, o que ajudou bastante nos levando à aprovação”, comemora Rayane. “Foi a segunda vez que participamos da seleção da UFSCar, mas esse ano foi bem diferente, já estávamos mais experientes, com mais produções e publicações científicas. Então, foi mais exitoso, obtivemos boas colocações em todas as etapas do processo seletivo”, afirma Danessa. 

A parceria nos estudos também foi direcionada para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Esse processo foi um pouco diferente dos que já havíamos participado, nos levando a ter um pouco mais de nervosismo, no entanto, nada que não tivéssemos preparadas para enfrentar. Prova disso foi a minha aprovação e a colocação como suplente da Danessa”, lembra Rayane ao destacar que foram os professores do Centro de Estudos de Ecodesenvolvimento e Agroecologia (CEEA) da Ufal em Santana do Ipanema, grupo de pesquisa do qual elas faziam parte, que repassavam informações e orientavam sobre as seleções. 

Sobre a área escolhida para dar continuidade à formação, as alunas contam que a identificação veio logo no início do curso. “A opção por Agroecologia e Desenvolvimento Rural foi feita cedo. Nos primeiros períodos, já me interessei pela área, então comecei a participar de projetos relacionados e pesquisa. Fiz várias, escrevi e as publiquei. Meu Trabalho de Conclusão de Curso foi com a mesma temática. Posso afirmar que foi a escolha mais feliz que fiz”, relata Danessa. Já para Rayane, a participação em projetos de extensão, além da identificação com as matérias, levaram-na a se engajar em trabalhos científicos voltados para esse campo de estudo. 

As aulas do mestrado na UFSCar começam em março e Rayane ainda pode escolher se vai estudar na Federal de São Carlos ou na UFRGS, uma vez que conseguiu aprovação nas duas seleções. As amigas e parceiras de estudo estão bem otimistas para essa nova etapa da vida acadêmica. “Ter mais conhecimentos acerca de assuntos que fazem parte da minha formação, estudar com profissionais reconhecidos nacionalmente e, principalmente, dar o meu primeiro passo para construção da minha carreira acadêmica. Isso me deixa muito entusiasmada e realizada por saber que estou conseguindo, aos poucos, tudo aquilo que sonhei e lutei pra ter”, assinala Rayane. 

Para Danessa, o mestrado é “um objetivo de carreira”. “Espero escrever uma boa dissertação e ter um bom desempenho nas aulas e projetos, pois pretendo seguir carreira acadêmica e o doutorado também está nos objetivos. Espero, em um futuro próximo, fazer parte do quadro docente da Ufal, onde foi meu berço de graduação”, planeja. 

A possibilidade de estudar perto de casa 

São poucos anos de existência do Campus Sertão e de sua Unidade Educacional em Santana do Ipanema, mas o projeto pedagógico dos cursos e a equipe de docentes qualificados já vêm proporcionando aos estudantes condições para alcançar importantes resultados no mercado de trabalho e na carreira acadêmica. 

O fato de ter acesso ao ensino superior perto de casa já é uma grande oportunidade, tendo em vista que a maioria dos jovens do interior não teria condições de se deslocar para estudar em Maceió. As histórias de Rayane e Danessa confirmam essa realidade. 

Com a família residente no município de Canapi, Rayane passou a morar em Santana do Ipanema após ser classificada para o curso da Ufal. “Ter uma faculdade ao lado de casa foi de fundamental importância para minha formação acadêmica, pois, se não tivesse, provavelmente não teria condições financeiras de estudar no Campus A. C. Simões”, afirma. “A interiorização da Universidade foi e vem sendo um instrumento de mudança de vida pra vários discentes do interior. E já vêm dando os seus frutos!”, reconhece. 

Danessa é natural de Santana do Ipanema e conta que “estudar o curso superior na cidade em que mora foi gratificante e isso trouxe várias oportunidades”. “Posso dizer que o projeto de interiorização foi de fundamental importância na minha vida e tem feito a diferença na vida de muitas pessoas da região”, relata. “Caso a Ufal não existisse aqui em Santana, não teria a certeza se hoje estaria graduada em Economia e, muito menos, com a aprovação no mestrado. Seria inviável a minha ida para Maceió, pois na época não teria condições financeiras pra permanecer lá. Em Santana, pude trabalhar e estudar”, diz. 

O professor Luciano Barbosa conta que, desde o primeiro período do curso, os discentes se engajam em atividades de pesquisa, desenvolvendo o senso crítico e aplicando os conhecimentos na realidade na qual estão inseridos. “A aprovação nos cursos de mestrado representa o esforço acadêmico que Danessa e Rayane tiveram durante seu processo de formação”, reconhece o docente que é líder do grupo de pesquisa Centro de Estudos sobre Ecodesenvolvimento e Agroecologia (CEEA) e também orientou as estudantes durante a graduação.

Essa conquista, diz Barbosa, “deixou a comunidade acadêmica em Santana do Ipanema muito feliz, confiante no trabalho que vem sendo realizado por docentes e técnicos, além de demonstrar também o potencial que os discentes possuem, apesar das grandes adversidades encontradas na região, mas que não os impedem de sonhar, realizar seus objetivos profissionais e acadêmicos, tal como vem ocorrendo”.

As duas contam que sempre foram muito envolvidas na “rotina dinâmica de atividades da Universidade”, participando de projetos de pesquisa e extensão. “Tive a oportunidade de escrever e publicar vários artigos acadêmicos em eventos conceituados. Muitos deles em parceria com Rayane”, relata Danessa. 

A convivência com os docentes também é destacada pelas alunas. “Posso dizer que os professores da Ufal, além de verdadeiros profissionais do ensino, são os meus maiores exemplos de acadêmicos. A universidade me proporcionou bons mestres, como também bons amigos e incentivadores. É muito bom estar em sala de aula e ter professores que nos inspiram a querer ser sempre mais”, diz Danessa. “Os professores foram verdadeiros mestres na minha formação acadêmica, tenho apenas a agradecer. Foram líderes e nos ensinaram a trabalhar em equipe, trouxeram muito além do conhecimento da sala de aula. Eles nos ensinaram a pesquisar, a criar, a trabalhar e, em determinados momentos, foram além de professores, foram verdadeiros amigos”, conclui Rayane.