Semana de Acolhimento 2017 reúne calouros de diversos cursos da Ufal

Estudantes participaram de atividades culturais e falaram sobre suas expectativas para o início do curso


- Atualizado em 03/05/2024 13h10
Apresentação cultural durante o acolhimento dos calouros
Apresentação cultural durante o acolhimento dos calouros

Sara Graziele - estagiária de Jornalismo 

Na última quarta-feira (5), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu seus calouros com uma programação de acolhimento diversificada. A recepção para os novos estudantes aconteceu no Centro de Interesse Comunitário (CIC), onde os feras assistiram a apresentações artísticas de voz e violão, poesias, apresentações de pró-reitorias e órgãos de apoio da universidade e á aula magna ministrada pela reitora Valéria Correia com o tema A resistência da universidade pública em tempos de crise. Ainda foi realizada a entrega de premiação do concurso de fotografia estudantil, que tinha como tema Mulher e Empoderamento: Retratos do Gênero, na qual Beatriz Vilela recebeu o prêmio e representou os outros ganhadores que não puderam comparecer.

A calourada reuniu novatos de diversos cursos e possibilitou o contato e troca de experiências entre os alunos, como disse a caloura de direito, Angélica Costa, ao falar que o evento  “É ótimo porque você chega num ambiente estranho onde não conhece ninguém e quando é feito isso dá a oportunidade para a gente se situar. Acho bem legal que haja esse recebimento para que os alunos possam relaxar antes do início das aulas”, explicou.

Os alunos ainda falaram sobre suas expectativas para o início do curso como ressaltou Melissa Calazans, para quem “expectativa é a palavra chave”. Carlos Nogueira, que cursará psicologia, completa: “Esse período do início do ano até agora foi de muita ansiedade e de organização no trabalho e familiar. Esse curso vai me auxiliar muito porque eu já trabalho com educação. Eu espero sinceramente criar novos laços e ampliar meus caminhos aqui dentro”, apontou. 

O aluno  Gabriel Carioly, em suas redes sociais, também manifestou sua alegria ao ser recebido pelo evento, dizendo: “Meu primeiro dia foi bastante feliz! Foi bem legal ver a Universidade pública ser um ambiente de humanização. Os calouros foram acolhidos de forma atenciosa e afetuosa pela Reitoria e Pró-Reitorias da Ufal. É gratificante ver que a universidade pública caminha para ser popular, plural e plenamente democrática [...] Que eu me orgulhe mais e mais de fazer parte de um ensino superior do povo! espero que minha trajetória acadêmica seja-feliz e bem sucedida”, escreveu.

Estiveram presentes na solenidade de abertura a reitora Valéria Correia, o vice-reitor, José Vieira, a  pró-reitora de Graduação, Sandra Regina (Prograd), pró-reitora de Extensão (Proex), Joelma de Oliveira, a pró-reitora Estudantil (Proest), Silvana Medeiros, a diretora do DRCA, Rosana Sarita, a diretora da Assessoria de Comunicação, Mércia Pimentel, e a diretora da rede de bibliotecas, Cristiane Cyrino.

Na recepção no CIC, houve ações específicas nas unidades acadêmicas como cadastro de medula óssea e doação de sangue na Fanut, doação de leite para os desabrigados da chuva na biblioteca. As atividades de recepção dos feras continuam hoje em seus respectivos blocos.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.