Começa amanhã seminário para debater linguagem e cognição

Evento transcorrerá até sexta-feira (11) e traz para o debate o renomado filósofo Otávio Bueno

Diana Monteiro - jornalista

Tem abertura nesta quinta-feira (11), a partir das 18h, a 5ª edição do Seminário Interno Linguagem e Cognição (5º Silc), que conta com a participação do filósofo Otávio Bueno, da Universidade de Miami (EUA), que fará duas palestras no evento. O seminário tem como local o auditório do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca). Segundo os organizadores, a edição deste ano objetiva aglutinar esforços de docentes e discentes da área de Filosofia Analítica (pensada de maneira larga) para a consolidação da cultura de pesquisa em Filosofia em Maceió e para ampliação das pesquisas acadêmicas na graduação e especialização na área. O Silc tem pretende servir como estímulo à abertura de um mestrado acadêmico em Filosofia na Ufal.

Otávio Bueno vem ao Brasil para o tradicional evento Principia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e aceitou convite para fazer duas apresentações no seminário alagoano, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição do curso de Filosofia. Conforme a programação, no dia 11 de agosto, o pesquisador enfocará Lógica e Metafísica, já no dia 12 o debate será sobre Pluralismo Lógico e Modalidade.

Conforme resumo, na primeira palestra serão examinadas algumas conexões entre lógica e metafísica, indicando as pressuposições metafísicas da lógica clássica relativamente à identidade, existência, domínios (de interpretação),inconsistência, indeterminação e quantificação. A ideia de um neutralismo lógico, defendida por Carnap, segundo a qual a lógica não possui compromissos metafísicos, é discutida criticamente. “Ainda que na versão carnapiana essa doutrina não possa ser mantida, sugiro uma forma de defendê-la — ao menos em parte”, reforça o pesquisador.

Quanto à conferência que trata sobre Pluralismo Lógico e Modalidade, na sexta-feira, a partir das 18h, segundo o pluralista lógico, há uma variedade de lógicas distintas que proporcionam relações adequadas de consequência lógica. “Comparo duas versões dessa doutrina, uma formulada, na teoria de modelos, em termos de casos, e outra formulada, numa concepção modalista, em termos de domínios. Defendo a segunda e argumento que o emprego de uma noção primitiva de modalidade oferece uma forma estável de pluralismo lógico apropriada a uma versão empirista da lógica”, adianta Bueno.

Na sexta-feira (11) o seminário começa às 14h e estão definidos os demais temas: Sobre Pragmatismo e anti-representacionalismo; O Caráter de Regra da Simplicidade; Monistas X Pluralistas: Pensando Pragmaticamente o Conceito de Validade; A onisciência divina contradiz a liberdade humana? A Solução de Richard Swinburne; Jogos em Heidegger. História e transcendência; RECtificando o enativismo sensório-motor: Rumo a uma nova teoria da percepção; e Mente, Cérebro e Ciência: a resposta de Skinner para a pergunta que Searle não fez.