Atenção veteranos: prazo para matrículas encerra próximo domingo (11)

Procedimento de matrícula é padrão para todos os cursos

Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
Estudantes têm até domingo para realizar a matrícula no sistema

O recesso acadêmico da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já está em sua última semana e as aulas devem recomeçar na próxima segunda-feira (12). Por isso, até domingo, 11 de novembro, os estudantes que estão no fluxo individual devem realizar sua matrícula, diretamente no sistema acadêmico.  Quem está no fluxo padrão deve ter feito a matrícula até a última quarta (7).

“Todos os estudantes, no início do semestre letivo, precisam fazer a sua matrícula. O grupo de estudantes que está no fluxo padrão, são aqueles que estão com todas as disciplinas ok, que não foram reprovados e estão no período correto. O grupo de estudantes do grupo individual, são alunos que perderam, em algum momento, alguma disciplina e que continuam devendo essa disciplina pelo sistema. E os ingressantes, são os alunos que acabaram de entrar na universidade. Esses não precisam fazer matrícula no sistema acadêmico”, explicou Giana Raquel Rosa, da coordenação de cursos da graduação. E continua “Não tem diferença entre as matrículas. Todos os alunos de graduação vão fazer a matrícula pelo sistema acadêmico”, afirmou.

Apesar das matrículas dos veteranos encerrarem no domingo, a partir do primeiro dia de volta às aulas será possível efetuar o reajuste de matrícula, que cabe àqueles alunos que não conseguiram, por problemas de acesso ao sistema, realizá-la no período certo. Esse período de reajuste irá até a próxima quarta-feira (14) e deve ser feito na coordenação do curso, com o preenchimento de um formulário junto ao coordenador.

“Tem alguns cursos que muitos alunos só fazem reajuste. Isso é errado, pois sobrecarrega muito a coordenação. Por isso que é muito importante que os alunos façam a matrícula online. O período de reajuste eles vão usar por uma eventualidade. Seja por não ter computador, não ter acesso à internet ou por problemas, pois tem alunos que não conseguem fazer a matrícula no fluxo individual”, explicou Giana.

Aqueles universitários que estão próximos de terminar, precisando apenas entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), necessitam fazer a matrícula vínculo em TCC. Para isso, o estudante precisa ter o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso cadastrado no sistema acadêmico e um orientador. Só quem pode realizar esse tipo de matrícula é a coordenação do curso em questão.

Alunos ingressantes

Os feras da Ufal precisam procurar assinar o documento de confirmação de matrícula nos dias 12 e 13, tendo também feito todo o procedimento de entrega de documentos. Assim, as matrículas nas disciplinas iniciais do curso serão feitas automaticamente, sem necessidade de uma inscrição pelo sistema acadêmico.