Estudantes da Ufal organizam delegação para Bienal da UNE
Maior festival estudantil da América Latina acontece em Salvador, na UFBA, entre os dias 6 e 10 de fevereiro
- Atualizado em
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufal, representantes dos centros acadêmicos e outras organizações do movimento estudantil estão buscando apoio e se preparam para levar uma delegação da Universidade a 11ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). Desta vez, o evento será promovido com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).
O Festival dos Estudantes é considerado o maior encontro estudantil da América Latina. São esperados mais de dez mil estudantes de todas as regiões do país. Na programação está prevista uma mostra de trabalhos nas áreas de artes cênicas, literatura, música, artes visuais, audiovisual, ciência e tecnologia e projetos de extensão. Este ano, a homenagem especial será para Gilberto Gil, por toda a sua obra musical.
Segundo Lucas Cavalcante, coordenador geral do DCE/Ufal, o transporte já foi solicitado à gestão da Universidade. “Estamos nos organizando, juntamente com os CAs, passando em salas de aula, realizando reuniões, para mostrar a importância de participar da Bienal da Une. Teremos uma mostra de toda a nossa produção cultural e acadêmica e ainda decisões políticas que serão aprovadas no Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb). Queremos levar pelo menos dois ônibus lotados de estudantes da Ufal”, explicou o dirigente.
O estudante Pedro Mendes, que representa a UNE em Alagoas, destacou a história da entidade. “A UNE tem 80 anos, sendo uma grande referência de luta pela democracia e pelos direitos civis. Essa Bienal será uma mobilização importante, sobretudo neste momento político que estamos vivendo no país, em que precisamos promover um reencontro com o Brasil, como diz o tema desta Bienal”, destaca.
Para inscrição no evento, acesse aqui.