Alunos calouros do Paespe foram recepcionados com orientações sobre evasão
Coordenação do Programa pretende melhorar os números da permanência desses estudantes na Ufal
- Atualizado em
Alunos da rede pública de ensino que ingressaram em cursos superiores da Ufal foram recepcionados, no último dia 11, pela coordenação do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe).
O encontro teve como objetivo apresentar os serviços ofertados pela Universidade, tais como, assistência médica, Restaurante Universitário, programas de bolsas e auxílios, entre outros. O coordenador do Paespe, professor Roberaldo Carvalho de Souza também deu orientações acadêmicas aos alunos.
Cerca de 70 estudantes responderam a um questionário disponibilizado pelo Paespe e dos 20 que participaram da reunião, 13 são egressos do programa. Roberaldo falou sobre a preocupação quanto à permanência desses estudantes na Universidade. De acordo com um levantamento realizado, cerca de 50% dos estudantes oriundos do Paespe que ingressam na Ufal, nos últimos 10 anos, desistem ou trancam o curso movidos por problemas familiares e financeiros.
Diante disso, a conversa e orientação dada a esses alunos é uma ferramenta de combate à evasão no ensino superior. O empenho da coordenação para estreitar laços após o ingresso desses estudantes acontece desde 2006, com oportunidade de bolsas para atuarem como instrutores, auxiliando nas atividades de monitoria, preparação e suporte nas aulas.
Também como exemplo, em 2017 foi realizado o Pró-Exatas, que teve como objetivo dar um reforço na disciplina de matemática para os alunos da rede pública que estavam ingressando nos cursos da área de exatas.