Pibid oferece mais de 450 vagas para bolsistas e colaboradores
Inscrições para os três campi da Ufal vão até 3 de julho e podem ser feitas por e-mail
- Atualizado em
Estão abertas, até a próxima terça-feira (3), as inscrições para bolsistas e colaboradores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As vagas do processo seletivo contemplam 11 cursos de licenciatura dos três campi da Universidade Federal de Alagoas. O valor da bolsa é de R$ 400 e a seleção terá validade de um ano.
Para participar, o estudante precisa ser brasileiro ou naturalizado; estar matriculado entre o 1º e 4º período em curso de licenciatura na área que pretende concorrer; ter currículo cadastrado na plataforma Freire ; ter disponibilidade, no mínimo, de oito horas semanais dedicadas às atividades do Pibid, sem prejuízo às acadêmicas e compromissos regulares do discente; não possuir relação de trabalho com a Ufal ou com a escola onde desenvolve o projeto; e não receber qualquer outro tipo de bolsa. Todas as outras condições de seleção podem ser conferidas no edital.
A documentação para inscrição deve ser enviada via e-mail, em formato PDF para o endereço da vaga pretendida, que pode ser consultado no quadro 1 do edital, com as seguintes informações no título do e-mail: “Inscrição Pibid, nome do subprojeto e do curso”. Os documentos exigidos são: formulário de inscrição, comprovante de matrícula e histórico analítico para veteranos e de pré-matrícula e da nota do Enem para calouros, currículo da plataforma Freire, salvo em PDF, cópia da identidade e do CPF e carta de intenções sobre a participação no programa.
Uma banca composta pelo coordenador e dois professores da área do subprojeto serão responsáveis pela seleção. As etapas contemplam análises do histórico escolar e currículo da plataforma Freire e das cartas de intenções, além de entrevista com a comissão avaliadora. Todas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório.
O resultado será divulgado até 11 de julho via e-mail e no campo de editais, no portal da Ufal. Os candidatos aprovados e classificados terão até o dia 13 no mesmo mês para entregar ao coordenador de área os dados bancários necessários para serem incluídos no sistema da Capes, caso contrário, será substituído pelo próximo da lista de classificados.
Segundo o edital nº 25/2018, ficam impedidos de participar da seleção, pelo o período de dois anos, ex-bolsistas que não cumpriram todas as exigências dos editais anteriores. Casos omissos serão analisados pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
Para mais informações basta consultar o edital e suas retificações, entrar em contato com a coordenação do curso matriculado ou com a Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico da Prograd, localizada no prédio da Reitoria.