Prazo de inscrição de indígenas e quilombolas no Bolsa Permanência é até 31

Inscrições devem ser realizadas no Sistema de Gestão de da Bolsa Permanência e documentos entregues na Proest

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Inscrições no Programa de Bolsa Permanência terminam dia 31 de agosto
Inscrições no Programa de Bolsa Permanência terminam dia 31 de agosto

Faltam poucos dias para encerrar as inscrições de estudantes indígenas e quilombolas no Programa de Bolsa Permanência 2018. Os alunos matriculados em cursos presenciais da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) têm até o dia 31 de agosto para se inscrever no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).

Após essa etapa é necessário assinar o Termo de Compromisso, disponibilizado no sistema, e anexá-lo na aba Solicitação do Cadastro – Discente, do SISBP. De acordo com as instruções da Pró-reitoria Estudantil (Proest), a condição de estudante indígena e quilombola deve ser comprovada, obrigatoriamente, por meio da autodeclaração assinada pelo candidato; declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por, pelo menos, três lideranças reconhecidas; e da declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante reside em comunidade indígena ou declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo.

Os documentos de comprovação devem ser entregues na secretaria da Pró-reitoria Estudantil (Proest) ou no Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), junto com as cópias do RG e CPF, até 31 de agosto. Os estudantes inscritos deverão aguardar a notificação do MEC com o resultado da seleção.

O Ministério da Educação fez uma retificação na nota técnica sobre as inscrições, no quesito referente ao formulário de declaração de pertencimento étnico e de residência para os estudantes quilombolas. Segundo o trecho alterado, a declaração “deverá ser utilizada para fins de comprovante de residência do estudante em comunidade quilombola, quando a Fundação Cultural Palmares não declarar a residência do estudante em comunidade quilombola”.

Confira as instruções completas nos anexos.

Instruções Bolsa MEC

Autodeclaração de pertencimento étnico

Declaração da comunidade indígena