Tribunal representado por alunos simula julgamento de caso sobre escravidão
Atividade da disciplina Filosofia do Direito atraiu alunos de outros cursos e faculdades
- Atualizado em
Uma atividade da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) criou um Tribunal Filosófico na tarde da última quarta-feira (26), no auditório Vera Rocha, na Ufal. Organizado pela monitoria da disciplina de Filosofia do Direito 1, em parceria com o Centro Acadêmico Guedes de Miranda, teve a orientação da professora Jéssica Caparica.
Tendo como premissa criar um tribunal formado por filósofos, entre eles São Tomás de Aquino, Santo Agostinho, Platão, Aristóteles, Immanuel Kant, Jean-Jacces Rousseou e Karl Marx, a atividade já vinha sido realizada pela professora Jéssica, como forma de avaliação dos seus alunos. Mas neste semestre, os monitores organizaram o Tribunal como evento aberto para a comunidade.
O caso da vez apresentado foi a escravidão. Cada aluno, caracterizado como um filósofo, deveria elaborar um voto de acordo com a teoria daquele que está sendo representado. “Muito embora a ideia do Tribunal tenha sido minha, espero que seja apenas uma singela contribuição para a FDA, em retribuição a tudo que ela me forneceu enquanto aluna da graduação, do mestrado e agora professora substituta”, disse Jéssica.
A professora Elaine Pimentel, diretora da FDA, afirmou que foi uma “iniciativa muito criativa” e que “estimula o aprendizado” nessa área da Filosofia do Direito. A docente ainda afirmou que pretende continuar a atividade anualmente, levando-a para a comunidade, visto que é uma boa técnica de aprendizagem.
Também participou a coordenadora da Graduação em Direito, professora Juliana Jota. A atividade atraiu alunos de outros cursos e, segundo o monitor Martin Ramalho, de outras universidades. “Fiquei surpreso com o alcance do evento”, disse Martin. Assim como as outras atividades, essa também serviu como forma de avaliação, sendo parte da composição da segunda Avaliação Bimestral (AB2) de Filosofia do Direito e os participantes receberam certificado de horas flexíveis.