Aluna da Ufal encerrou o ano com destaque em competições aquáticas
Lawinya Assíria foi vice-campeã geral do Circuito Alagoano de Maratonas Aquáticas
- Atualizado em
O ano de 2018 terminou com conquistas para a aluno do 4º período de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Lawinya Assíria. No início de dezembro, durante a Copa Norte/Nordeste de natação, ela conseguiu duas medalhas de prata na piscina, nos 100 metros e 400 metros livres. Já no circuito praia Troféu Renaldo Malta, a atleta ganhou a 5ª colocação geral, sendo a vice-campeã da categoria.
“É sempre muito gratificante competir dentre os melhores e conseguir resultados satisfatórios, além de ver que tudo isso é fruto da minha dedicação diária e do empenho dos meus treinadores, os paulistas Daniel Pestana e Marcus Silva”, contou Lawinya.
A aluna está envolvida com o triathlon há oito anos, por incentivo de seu pai, mas faz somente dois que está na natação e em maratonas aquáticas, voltando para o esporte com o objetivo de pegar a vaga para o mundial de triathlon e aquatlon em 2019. No último dia 7 a estudante recebeu o prêmio de melhor atleta do ano no Campeonato Alagoano de Maratonas Aquáticas, na categoria Júnior. Também foi vice-campeã geral do Circuito Alagoano de Maratonas Aquáticas, que possui várias etapas durante o ano e consiste em provas com distâncias de 1500 metros à 5000 metros.
A atual bicampeã alagoana de maratonas aquáticas também participou das três etapas do Campeonato Alagoano de Natação, onde se inscreveu em três provas na primeira, quatro na segunda e três na terceira etapa, sendo medalhista em todas.
Lawinya Assíria também participou dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “É uma experiência muito legal, mas em questão de resultados é muito difícil, mas a cada ano a gente vê uma melhora e se nivela por cima”, afirmou. A aluna estava representando a Ufal nas disputas de natação e no JUBs.
A Ufal, por meio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), também auxilia financeiramente os atletas. O professor Eriberto Lessa, gerente de esportes da Proest, falou que a Pró-reitoria Estudantil tenta disponibilizar bolsas para os alunos como incentivo.