Estudante de Jornalismo representa Ufal em premiação nacional
Nathaly Oliveira ficou em segundo lugar no prêmio 99 de Jornalismo
- Atualizado em
A estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Nathaly Oliveira participou do Prêmio Nacional 99 de Jornalismo com a reportagem Veículos elétricos: solução ou transferência de problema? e foi a segunda colocada na etapa jovens jornalistas da premiação.
O prêmio é promovido pela empresa de aplicativo de mobilidade urbana 99 em parceria com o Jornal Nexo. Em outubro, as empresas promoveram o Lab99+Nexo de Jornalismo Digital em São Paulo com o tema A cidade como pauta: desafios e soluções de mobilidade urbana.
A oficina, que foi gratuita, aconteceu na redação do Nexo e selecionou 30 estudantes recém formados ou no último ano de graduação de todo o país e dentre eles, Nathaly, a única selecionada de Alagoas.
Segundo a estudante, a oficina agregou conhecimentos. “O aprendizado foi imenso e muito proveitoso, mas essa foi apenas a primeira parte” esclarece.
De acordo com o Nexo Jornal, a oficina teve o objetivo de proporcionar uma imersão nos principais conceitos sobre direito à cidade e mobilidade urbana e estimular a produção de diferentes formatos narrativos do jornalismo digital, como vídeo, gráficos e podcasts, capazes de valorizar histórias, apresentar perspectivas variadas e proporcionar aos leitores novas experiências no consumo de informações e notícias sobre as cidades brasileiras.
Os selecionados da imersão formaram duplas e propuseram pautas para a produção de reportagens que concorreram ao Prêmio 99 de Jornalismo na categoria estudante. Nathaly Oliveira e Felipe Monteiro formaram uma das três duplas selecionadas.
A estudante já havia submetidos outras produções em prêmios e neste, foi finalista. “A sensação foi maravilhosa, de trabalho recompensado. A escolha da pauta se deu de maneira objetiva, quando vimos que ao falar sobre mobilidade urbana muita gente ainda pensa no automóvel como solução. Escrevemos simultaneamente a matéria, eu e Felipe Monteiro, graduado em Jornalismo pela UnB. Eu, em Maceió e ele em Brasília. Corremos atrás dos entrevistados, mandamos e-mail, apuramos tudo”, relatou.
Todo o material produzido no Lab 99 + Nexo de Jornalismo Digital será publicado em uma série especial e inédita no Nexo.