Paespe abre 22 vagas para instrutores e consultores do Programa

Das vagas disponibilizadas, 14 são com bolsa da Pró-reitoria de Extensão

Por Ascom Ufal
 | nothing

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), convoca alunos de graduação da Ufal que desejem atuar como Empreendedores Sociais para participar da seleção aberta neste mês de dezembro.

Podem se candidatar ao processo alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Ufal; participantes dos programas Paespe/Paespe Júnior enquanto estudantes do ensino médio; ou ter sido membro de Empresa Júnior.

São ofertadas 22 vagas nas seguintes modalidades:

Instrutores: 14 vagas com bolsa da Proex e 2 vagas como colaboradores. Poderão se candidatar graduandos que tenham sido alunos do Programa pelo Paespe Júnior ou Paespe. Os candidatos deverão cumprir uma carga horária semanal de 20h.

Consultores: 8 vagas sem bolsa. Poderão se candidatar graduandos que tenham sido membros de Empresas Juniores. Os candidatos deverão cumprir uma carga horária semanal de 5h.

Para ambos os perfis de vaga serão emitidos certificados de participação pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

As inscrições podem ser feitas clicando aqui até o próximo dia 16 de dezembro https://tinyurl.com/thy3uas

As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3214-1866.

Sobre o Programa

O Programa promove a transformação e ascensão socioeconômica de jovens em vulnerabilidade, por meio da formação interdisciplinar e diferenciada focada na busca de novas oportunidades acadêmicas e profissionais.

A iniciativa tem como missão ser referência regional em educação e transformação social de alunos oriundos de escolas públicas, ofertando aulas inovadoras que promovam o ingresso de jovens em universidades, concursos e mercado de trabalho.

As atividades realizadas buscam aproximar os alunos à realidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), motivando-os para o ingresso no ensino superior. O Programa é composto pelos projetos Paespe Júnior, Paespe e o Curso de Informática para Jovens e Adultos. O Paespe Júnior funciona como um reforço escolar e tem as disciplinas básicas de Português e Matemática. Já o Paespe oferece conteúdos de todas as disciplinas avaliadas pelo Enem. Além das aulas, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como palestras, oficinas, tutorias e visitas técnicas. O Curso de Informática Básica é ofertado aos alunos e à comunidade externa, priorizando os pais/responsáveis dos alunos dos projetos, tendo como principal objetivo a inclusão digital.

As aulas acontecem no Centro de Tecnologia da Ufal e são ministradas por docentes da Universidade das diversas áreas de conhecimento. Também colaboram os discentes dos Programas de Educação Tutorial (PET Arquitetura, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Letras e Psicologia) e alunos do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto de Ciências Biológicas. Além disso, conta com a colaboração das Empresas Juniores do Ctec (Ejec e Proteq).