Alunos da Escola Técnica de Artes invadem a cidade
As encenações contarão com cortejo, deslocamentos, canções originais, cenas e histórias contadas
- Atualizado em
Alunos da disciplina Teatro de Rua, do curso técnico em Arte Dramática da Escola Técnica de Artes (ETA) irão apresentar as intervenções Teatro invadindo a cidade e Cortejo mormaço em vários pontos da capital. As apresentações acontecerão nos dias 10, 11, 13 e 14 de abril.
“As cenas foram escritas pelo mestre Ariano Suassuna e há um texto criado coletivamente pelo Grupo Galpão. Jovens atuadores em formação invadem a cidade em pleno mormaço para lembrar a vitalidade pulsante do teatro que se faz nas ruas!”, comemorou o professor da disciplina, Toni Edson.
De acordo com ele, desde o fim do ano passado, os estudantes aprenderam técnicas para interpretação em espaços abertos, abordagens para construção de personagens na rua e mergulharam no universo de princípios e jogos voltados para estimular e desenvolver a narrativa de contos. “São dois cortejos: um cujo título se inspira num livro escrito por Marcelo Souza Brito, e o outro faz referência às temperaturas ‘relativamente quentes’ de Maceió. Nos dois trabalhos há cortejo, deslocamento, canções originais, cenas e histórias contadas, sempre com muita alegria”, disse.
Toni explica que, ao longo do desenvolvimento da disciplina, os estudantes leram textos do escritor Marcelo Brito, além de Márcio Silveira e Michele Cabral, pesquisadores do teatro de rua, com publicações recentes. “As narrativas são provenientes do imaginário nordestino, partem da tradição oral e foram recolhidas por Silvana Salermo.
Confira a programação:
Teatro invadindo a cidade
Dia 10 - às 20h - no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa)
Dia 13 - às 9h30 - na Rua do Comércio
Histórias: A passagem de Zumbi; e A princesa Jericoacoara [recolhidas por Silvana Salermo]
Cena: Rico Avarento, de Ariano Suassuna
Cortejo mormaço
Dia 11 - às 20h - no Cepa
Dia 13 - às 10h - na Rua do Comércio
Dia 14 - às 11h - Rua Fechada, na Ponta Verde
História: O governador do Sertão; e A princesa de Jericoacoara [recolhidas por Silvana Salermo]
Cenas: Torturas de um coração, de Ariano Suassuna; e A comédia da esposa muda, do Grupo Galpão