Aplicativo de celular vai facilitar acesso ao RUs da Ufal

Gestão Central e Direção de Arapiraca debateram iniciativa e pretender expandir projeto

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
App que será utillizado por comensais do RU Arapiraca está em fase de teste
App que será utillizado por comensais do RU Arapiraca está em fase de teste

O vice-reitor da Ufal, professor José Vieira da Cruz, se reuniu com o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Kleymerson Pereira, a diretora do Restaurante Universitário de Maceió, e representantes do RU e NTI do Campus Arapiraca. O encontro, realizado no final de março foi para apresentar a primeira iniciativa conjunta das duas equipes de sistemas dos campi para a construção do aplicativo que vai auxiliar no fluxo diário do Restaurante Universitário, gerenciando o controle das refeições e gerando a GRU para pagamento nos restaurantes dos campi

Para a direção do Restaurante Universitário, o aplicativo será importante para auxiliar na padronização do serviço prestado em do serviço prestado em Maceió, Arapiraca e demais localidade, além do controle da quantidade das refeições servidas, facilitando o trabalho dos servidores. A nutricionista Marla Alves completa: “Irá auxiliar na transparência e organização do processo de produção e fornecimento das refeições do Restaurante Universitário do Campus Arapiraca”. 

O aplicativo está sendo desenvolvido dividido em duas partes: Geração da GRU e a Catraca Virtual (débito e crédito das refeições). A primeira foi idealizada pelo professor Rômulo Nunes, coordenador do NTI de Arapiraca com a equipe composta pelos servidores Marcos e Ítalo Carlo; e a segunda parte, referente à Catraca Virtual, pela equipe de sistemas de Maceió, formada pelo coordenador de Sistemas, Bruno César; o analista de TI, Fabiano Conrado e o bolsista Moézio Leivas, com o apoio da direção do Núcleo do Campus A.C. Simões.

As duas partes do app já estão em fase de testes e levantamento de requisitos junto às equipes nos RUs. De acordo com os gestores presentes na reunião, a ideia é que em até 180 dias o aplicativo esteja em operação.

“Facilitará o acesso dos comensais ao restaurante, otimizará o trabalho dos funcionários e vai gerenciar da melhor forma os recursos disponibilizados ao restaurante” afirma Rômulo sobre as funcionalidades. 

“Esta iniciativa das equipes dos NTIs dos campi em Maceió e Arapiraca é de extrema importância para abrir portas para projetos maiores e que visem sempre a melhoria e a permanência de nossos estudantes e o trabalho dos servidores da Universidade”, comemorou o vice-reitor, José Vieira Cruz.