Projeto apresenta resultados em escola estadual de Santana do Ipanema
Atividades de extensão focaram no uso das mídias sociais
- Atualizado em
O projeto de extensão Cuidados e potencialidades com o uso e a apropriação de mídias sociais por crianças e adolescentes em Santana do Ipanema: educomunicação para o desenvolvimento apresentou as contribuições do projeto na Escola Estadual Padre Francisco Correia, em Santana do Ipanema.
A apresentação à comunidade escolar, realizada na última terça-feira (16), é um dos objetivos finais programados após o processo de apresentação para direção e docentes da escola e uma série de participações temáticas nas turmas do 1º e do 2º ano vespertinos.
Um dos bolsistas do projeto, o estudante de Contabilidade Augusto Oliveira, destaca a satisfação com a atividade. “É gratificante o resultado do que aplicamos quando sentimos que entenderam a mensagem, que até foi reproduzida pelos alunos em forma de apresentação com um dos temas abordados em forma de slides e cartaz", disse.
As atividades de orientação nas duas turmas ocorreram de agosto a novembro do ano passado, tratando dos seguintes temas: apresentação do projeto e consulta sobre o uso da internet; vício na internet; formas de comunicação em rede; fake news/desinformação; bullying virtual; uso da internet para apoio à educação; e demais crimes virtuais.
“Tivemos vários encontros para discutir artigos que fundamentam o projeto e as temáticas abordadas. Alguns contratempos com calendário escolar e disponibilidades, no entanto, conseguimos despertar o pensamento crítico, e levamos algum conhecimento para o uso das mídias por crianças e adolescentes”, explica Augusto.
Sobre o projeto
O projeto de extensão foi um dos aprovados na Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus do Sertão, no edital do Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (Proccaext) para os anos de 2018 e 2019.
As atividades do projeto têm como objetivo orientar crianças e adolescentes da cidade sobre o bom uso das ferramentas eletrônicas digitais, apontando os cuidados que todos devem ter e apresentando o melhor acesso ao conhecimento com o uso adequado.
A versão atual do projeto dá continuidade à etapa anterior, realizada de agosto 2016 a agosto de 2017, e teve atividades realizadas também no Centro Espírita Santa Bárbara, localizado no bairro Santa Luzia, periferia de Santana do Ipanema. O projeto é coordenado pelos professores Izabelita Barboza e Anderson Santos e desenvolvido pelos estudantes Augusto Oliveira (Ciências Contábeis), Guilherme Bruno, Isaura Farias e Claudemir Pereira (Ciências Econômicas).