Cedu é destaque no 13º Encontro Nacional de Educação em Matemática

Em debate, a educação matemática no ensino básico. Evento aconteceu no Mato Grosso

Por Ascom Ufal
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Carloney Alves e os estudantes Joenneyres Raio de Souza Amancio, Williane Costa Ferreira, Leila Carla dos Santos Quaresma e Agda Isabele Gonçalves Honorato
Carloney Alves e os estudantes Joenneyres Raio de Souza Amancio, Williane Costa Ferreira, Leila Carla dos Santos Quaresma e Agda Isabele Gonçalves Honorato

"Educação Matemática com as escolas da Educação Básica: interfaces entre pesquisas e sala de aula” foi o tema do 13º Encontro Nacional de Educação Matemática, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), ocorrido semana passada na cidade de Cuiabá-MT. A Ufal foi presença marcante no evento, com a apresentação de trabalhos orientados pelo professor Carloney Alves de Oliveira, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM), e orientador dos alunos participantes do evento, e os estudantes Joenneyres Raio de Souza Amancio, Williane Costa Ferreira, Leila Carla dos Santos Quaresma e Agda Isabele Gonçalves Honorato, alunos do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do Cedu/Ufal.

A proposta do evento foi colocar em discussão as novas temáticas e tendências que perpassam a Educação Matemática seja como campo profissional, seja como campo de pesquisa, a partir dos processos de ensinar e de aprender Matemática nas escolas da Educação Básica do Brasil. Segundo o professor Carloney, este evento é o mais importante da Educação em Matemática no âmbito nacional, “porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo”. 

Joenneyres Raio de Souza Amancio apresentou o trabalho intitulado Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Geometria, que buscou analisar como a aprendizagem baseada em problemas associada à sala de aula invertida favorece os processos de aprendizagem de conceitos geométricos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, compreender as possibilidades da aprendizagem baseada em problemas como estratégia nas práticas de ensino que favoreçam espaços de aprendizagem de conceitos geométricos e verificar de que modo os alunos (re)significam seus saberes relacionados aos conceitos geométricos tomando como apoio a metodologia da aprendizagem baseada em problemas, tendo como sujeitos envolvidos 21 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada em Olho D’Água das Flores – AL, do turno Vespertino.

Já para a aluna Williane Costa Ferreira, que apresentou o trabalho intitulado Mobile Learning nas aulas de Matemática: reflexões e possibilidades como estratégia didática, constatou que professores e alunos, no âmbito dos espaços formativos, através de práticas que envolvam esta temática, podem conviver cada vez mais de perto com as potencialidades desses ambientes nas aulas de Matemática.

Leila Carla dos Santos Quaresma, apresentou o trabalho intitulado A Etnomatemática e o ensino sobre o sistema monetário: práticas pedagógicas em espaços não escolares. O artigo trata das experiências vivenciadas por uma educadora de jovens, adultos e idosos no Projeto Mova Brasil, programa do qual participou como alfabetizadora, para um público de 12 educandos, com faixa etária entre 15 a 67 anos.

Agda Honorato, também aluna do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática apresentou o trabalho: Recursos Audiovisuais, manipulativos e jogos: uma sequência didática para o ensino de medidas de tempo nos Anos Iniciais do ensino fundamental 1. O estudo constatou que por meio das atividades propostas houve uma aprendizagem significativa por parte dos alunos, uma vez que a maioria demonstrou possuir as habilidades esperadas, ao passo que interagiam, participavam e concentravam-se nas problemáticas envolvidas.