Trabalhos de excelência acadêmica da Ufal foram apresentados na 71ª SBPC
Delegação de 27 estudantes da Ufal participou do maior evento científico da América Latina sediado pela UFMS
- Atualizado em
Uma delegação de estudantes da Ufal, composta por 27 estudantes de diversas áreas do conhecimento, representou a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na 71ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que foi sediada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, de 21 a 27 de julho. Os trabalhos selecionados pela Ufal para participação no evento foram os premiados com certificado de Excelência Acadêmica do PIBIC e PIBITI referente ao ciclo 2017-2018. Para esses jovens pesquisadores, é uma grande experiência participar da reunião anual da SBPC, considerada o maior evento da Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina.
Fabiane Queiroz, coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), ressalta o orgulho da Universidade. “Tenho convicção que a execução de programas como o PIBIC e PIBITI traz um reconhecimento nacional e internacional para nossa instituição. Tal reconhecimento é consequência direta da qualidade dos trabalhos de pesquisa e inovação que são aqui desenvolvidos. Ao considerarmos que a reunião da SBPC pode ser vista como palco de conferências e grandes debates sobre temas das diversas áreas do conhecimento, a participação dos nossos alunos de Excelência Acadêmica nesta edição apenas ratifica a ideia de que estamos no caminho certo”, ressalta a coordenadora.
Berenice Pimentel, técnica-administrativa da Propep, integrante da Coordenação de Pesquisa, enfatiza a importância da participação no evento. “Representar a Ufal nas reuniões anuais da SBPC, desde 1998, é um privilégio, uma vez que demonstra que a nossa instituição tem se preocupado no investimento em ciência, inovação e pesquisa científica e tecnológica. Ver de perto a ascensão profissional e acadêmica de estudantes, após esses momentos de interação e compartilhamento das pesquisas científicas, é um ganho institucional que não tem preço”, frisa a servidora.
Mayra Dias, graduanda de Relações Públicas, comemorou a oportunidade. “Ser contemplada com a Excelência Acadêmica e apresentar minha pesquisa na reunião da SBPC, sobre Comunicação nas Organizações de Saúde, representa uma grande conquista e reafirma meu compromisso com a ciência. O nosso grande desafio é produzir um conhecimento capaz de atender as demandas da sociedade. Ressalto ainda a importância do caráter multidisciplinar na sessão de pôsteres evidenciando diferentes áreas no evento”, relata a estudante
Já a estudante Lorena Jucá, que cursa Engenharia Ambiental e Sanitária acredita que o evento colaborou para conhecer o que vem sendo desenvolvido por outras universidades. “No âmbito do meu curso vi algumas experiências, como o uso do sensoriamento remoto para monitoramento ambiental, tema de meu trabalho de conclusão. Isso me deu a oportunidade de conversar com pesquisadores de instituições relevantes como Inpe, Cemaden e mesmo AEB em seus stands, além de conhecer diferentes programas de pós-graduação do país. Houve também um maior conhecimento de outras áreas, como a da saúde”, destaca a estudante.