Aula Magna do Período Letivo Excepcional debate novos cenários de formação

Atividade será online e aberta ao público em geral, às 15h pelo Youtube e Facebook

Por Manuella Soares - jornalista
 | nothing

É nesta terça-feira (13) um dia histórico para a Universidade Federal de Alagoas. Começa hoje o Período Letivo Excepcional (PLE), quando todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão serão realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Para marcar a data, o reitor Josealdo Tonholo e o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, organizam uma Aula Magna transmitida para o público em geral no Youtube e no canal do Proford no Facebook, a partir das 15h.

Com o tema Ensino híbrido: desafios e possibilidades para a formação em cenários educacionais disruptivos, o evento terá a participação das professoras Ariane Norma de Menezes Sá e Ana Dayse Dorea e o professor Mozart Neves Ramos como convidados.

Ariane é pró-reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) há oito anos. A instituição foi a primeira a aprovar um período suplementar, desde maio. A UFPB tem sido uma referência no ensino remoto e já iniciou o calendário regular nesta modalidade. O professor Mozart é membro do Conselho Nacional de Educação, autor de vários livros, reitor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ocupou diversos cargos para atuar no planejamento da educação do Estado e do País.

A reitora honorária da Ufal, Ana Dayse Dorea, é a convidada para mediar o debate na Aula Magna. A atual secretária de Educação de Maceió também é conselheira do Conselho Nacional de Educação e vice-presidente da Câmara de Educação Superior (CNE).

Sobre o PLE

O Período Letivo Excepcional foi aprovado pelo Consuni para dar continuidade às atividades acadêmicas da Ufal durante o estado de pandemia da covid-19. O PLE pode variar de 10 a 16 semanas, a depender da carga horária necessária para cada curso, especialmente os da área de saúde, com encerramento no dia 30 de janeiro. Até lá a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) vai avaliar novas condutas em relação ao período letivo 2020.1, que continua suspenso.

Com o início do período neste dia 13, o estudante precisa ficar atento ao e-mail institucional, onde receberá todas as informações e orientações. Ao acessar o sistema acadêmico, o estudante vai enxergar as disciplinas com os respectivos professores e horários. “Se o professor migrou a disciplina para o Moodle, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem oficial da Ufal, os alunos vão receber um e-mail automaticamente. Se não for esse o caso, de uma forma geral, o aluno deve procurar a coordenação do seu curso para saber onde o professor vai trabalhar. A ampla maioria vai ser no Moodle, mas outros vão usar o Google Sala de Aula e outras ferramentas”, salientou o pró-reitor Amauri Barros.

Os estágios na área de saúde foram autorizados na modalidade presencial, mas os de licenciatura e demais áreas de ensino vão ser ofertados remotamente. A Prograd preparou um Guia de Possibilidades para orientar os estudantes e uma aba específica no site da Ufal onde é possível tirar todas as dúvidas. https://ufal.br/ufal/periodo-letivo-excepcional