Mora na Filosofia tem programação para todas as sextas de outubro

Atividade acontece sempre no Youtube, às 18h.

Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo

Entre os dias 9, 16, 23 e 30 o Projeto de Extensão Mora na Filosofia da Universidade Federal Alagoas (Ufal), realiza encontros que acontecem às sexta-feiras, às 18h,  no Canal Mora Ufal.

Dia 9 de outubro

A palestra intitulada: ‘’O Protagonismo Literário das Escritoras Cearenses’’, será ministrado pela repórter Lílian Martins da Assembleia Legislativa do Ceará. O encontro tem como o intuito abordar sobre o pioneirismo e mulheres cearenses nas letras e na vida política e social do país, nos séculos XIX e XX. Para se inscrever, acesse este link.

Dia 16 de outubro

Necessidade e Liberdade: duas negações (ou: a Liberdade como recusa na Filosofia da vontade de Paul Ricoeur), será o tema ministrada pela professora de Filosofia pela Unesp, Cristina Viana. Apresentação pretende abordar sobre Ricouer e aproximação entre necessidade e liberdade do fio condutor da negação.

Cristina Viana também é autora do livro "O enigma filosófico da identidade pessoa" (Edufal, 2011) e co-organizadora da obra Fenomenologia e Hermenêutica (Anpof, 2019). Atualmente, pesquisa aspectos da Ética e Hermenêutica de Paul Ricoeur, como a consciência de si, o mal e a intersubjetividade. Para se inscrever, acesse este link.

Dia 23 de outubro

Arte Literária Versus Mercado Editorial: Duas faces da mesma moeda?, será o tema ministrado pelo Gerente Editorial e de Projetos da Fundação Demócrito Rocha, Raymundo Netto.

Na programação, o palestrante discutirá sobre o conflito entre criador e criatura. O fazer literário e as regras tácitas ou não que regem o mercado editorial contemporâneo. Qual o papel do escritor, quais as suas expectativas e anseios, por que escreve e porque escreve o que escreve, onde quer chegar, quais as suas frustrações e por que elas existem. Para se inscrever, acesse este link.

Dia 30 de outubro

Na última apresentação de outubro, o tema será ‘’Utopismo e Pandemia - Uma Perspectiva Ecocrítica’’, ministrado pelo professor Marcus Matias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A proposta da palestra é refletir e discutir sobre os vários conceitos relacionados aos utopismos, tratando também de termos usuais no nosso atual contexto como “normalidade” e “novo normal”, especialmente, em contraste com a realidade da pandemia e do desequilíbrio ambiental. Para se inscrever, acesse este link.