Núcleo de Acessibilidade da Universidade abre 13 vagas para bolsistas
Selecionados vão desenvolver atividade de apoio aos estudantes da educação especial
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Estão abertas, até o dia 6 de janeiro, as inscrições para bolsistas do Núcleo de Acessibilidade da Ufal (NAC). São 13 vagas e os estudantes interessados devem estar matriculados em qualquer curso de graduação presencial; não ser vinculado a outro tipo de programa de bolsa; ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades; e possuir habilidades com trabalho em grupo e conhecimento de tecnologias compatíveis com os serviços prestados pelo NAC.
As 10 vagas para os campi A.C. Simões, das quais duas são para Pessoa Com Deficiência (PCD), duas para o Campus Arapiraca e uma para o Campus do Sertão, da unidade de Santana do Ipanema. Estudantes de Palmeira dos Índios, Viçosa, Penedo e Delmiro Gouveia podem se inscrever para cadastro reserva e aguardar disponibilidade orçamentária.
Para participar da seleção é preciso preencher o formulário eletrônico disponível aqui e anexar comprovante de matrícula e Histórico Analítico atualizados, além de outros documentos comprobatórios exigidos no edital.
O processo seletivo terá três etapas que incluem análise documental, avaliação do currículo e entrevista via plataforma digital. Confira o cronograma com as datas de cada fase e outras informações no edital completo. O resultado final será divulgado no dia 29 de janeiro de 2021 e a assinatura do Termo de Compromisso dos selecionados está marcada para 1º de fevereiro.
Sobre o núcleo e as atividades
O NAC, órgão de apoio vinculado à Pró-reitoria Estudantil, tem por finalidade garantir o acesso à permanência e à aprendizagem com sucesso do estudante da educação especial, que inclui pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação na Ufal.
O bolsista do NAC vai realizar atividades que apoiem o discente integrante do público-alvo, a exemplo de articular e encaminhar para demandas na Ufal; desenvolver o trabalho de leitura e/ou transcrição, orientar na locomoção nos espaços da Universidade; produzir e adaptar material pedagógico; e ajudar no uso de tecnologias assistivas, entre outras ações.
Os estudantes contemplados também devem participar de ações de formação e sensibilização na área de inclusão e da Pessoa Com Deficiência; e realizar capacitações para melhorar o atendimento à PCD. O edital prevê que o bolsista selecionado pode desenvolver trabalho remoto com supervisão de um servidor.