Unidade de Educação Infantil debate escuta e acolhimento nas redes educacionais

Evento virtual acontece a partir desta segunda (7) e segue até dia 9 no Youtube

Por Paulo Canuto, estudante de jornalismo

A Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), antigo NDI, promove, em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Herme Miranda e Maria de Fátima Melo dos Santos, nos dias 7 e 9 de dezembro, a partir das 16h, o webinário “Escuta, acolhimento e infâncias: experiências de professoras da educação infantil na rede pública” que será transmitido de forma on-line no Youtube pelos canais da Pró-Reitoria de Extensão da Ufal (Proex), Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e DCE Quilombo dos Palmares Ufal..

O evento busca socializar experiências de escuta e acolhimento das infâncias no contexto de distanciamento social a partir do relato das famílias e crianças, de professoras, gestoras e coordenadoras que pertencem as redes públicas federal e municipal de Maceió no sentido de contribuir com a reflexão acerca da organização do trabalho com crianças e com a formação inicial e continuada de profissionais da educação infantil.

Faz parte de uma das ações do Projeto “Práticas de Pesquisa e Extensão na Educação Infantil”, desenvolvido por professoras e pesquisadoras da área, que tem por objetivo consolidar e dar visibilidade às práticas vivenciadas em unidades de educação infantil da rede pública municipal e federal, em consonância com o princípio norteador das atividades da universidade: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

“Junto com o distanciamento social, vieram medos, ansiedades, dúvidas e incertezas. Enquanto professora e pesquisadora da educação infantil, tinha total clareza de que nossa prioridade é sobreviver e que a criança tem prioridade absoluta! Mas não estávamos preparadas para lidar com essa nova situação então buscamos ressignificar nossa prática levando em consideração as diferentes realidades e necessidades das crianças e das famílias” explica a professora e uma das coordenadoras Aline da Silva Ferreira da UEIPTV.

A professora Lúcia de Mendonça Ribeiro das CMEIs Herme Miranda e Maria De Fatima Melo, que também coordena o evento, explica que só uma observação e escuta atenta e sensível foi capaz de nos fornecer outros meios de estar com as crianças em tempos de isolamento/afastamento social impostos pela pandemia.

“Tivemos que nos reinventar diante desse cenário de tantas incertezas e inseguranças. Então penso que será válido partilhar essas experiências tão significativas vivenciadas por nós professoras, famílias e crianças”, finaliza a professora e também coordenadora do evento Surama Angélica da Silva.