Atividades on-line movimentam curso de Relações Públicas
Webinarios, lives e oficinas são transmitidos pelo canal do curso no YouTube, pelo perfil do Instagram da Agência Experimental e pelo Moodle ou Google Classroom respectivamente
- Atualizado em
Desde o mês de agosto, o curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vem realizando atividades on-line para os estudantes. Por meio do projeto Relações Públicas em Tempos de Pandemia, idealizado pelo colegiado da graduação, eventos, oficinas e transmissões ao vivo são levados para os alunos pelo Moodle, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pelo perfil da Agência Experimental do curso no Instagram (Agerrp) e também pelo canal Diálogos, do próprio curso, no YouTube com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
A coordenadora do curso, Manuela Callou, explica que este projeto vai de encontro ao que os próprios estudantes demandaram como interesse e surge num momento em que as mídias sociais se consolidam como um importante meio de troca e aprendizado. “Utilizar essas mídias para aproximar os estudantes e oferecer conteúdos de qualidade através de lives e oficinas com palestrantes da academia e do mercado reverberam o compromisso nosso com os estudantes e com a Universidade Pública”, afirmou a professora.
As atividades têm atraído os estudantes, como é o caso da Delanie Leandra da Silva, do 3º período de RRPP, que acompanhou a oficina Ações de comunicações públicas, políticas e cidadania ministrada pelas professoras Manoella Neves e Manuela Callou.
Para Delaine, a Oficina foi uma experiência muito boa, pois apesar de ter ainda não ter começado o período, ela pode ter um contato de como as coisas possam ser num futuro próximo. “As professoras são ótimas. Eu amei a abordagem e a forma que trabalhamos durante essa oficina, apesar dos trabalhos serem cansativos e termos que resolver tudo on-line, foi gratificante ver que tive um bom resultado ao passar por essa experiência" disse Delaine.
Desafio e superação
Para Manoella Neves, a Oficina foi um desafio a superar. Isso porque não era uma atividade apenas com teoria, mas também prática. No entanto, avalia que as atividades foram bem recebidas pela turma, que se mostrou participativa e envolvida na dinâmica proposta.
"Para mim, como professora, foi uma forma de intensificar o ensino a partir de metodologias ativas, mesmo diante do perigo de um possível desinteresse da turma por conta do distanciamento físico. A Oficina finalizou com um resultado que possibilitou uma imersão no universo do aluno, tanto para constituir com eles uma relação de produção, como ambientar suas produções ao que está posto no contexto social midiatizado em que irá atuar profissionalmente" ressaltou a professora.
Quem também se desafiou ao participar foi a Yasmim Alexandre, do 6° período do curso – pra ela, foi um desafio duplo, mas de um jeito diferente: ela já tinha participado de atividade semelhante em sala de aula quando cursou a disciplina Comunicação Pública, ministrada por Neves, no semestre anterior.
“Foi um prazer participar da oficina de Comunicação pública, política e Cidadania. A atividade teve um papel importante, que foi o de relembrar tudo que foi passado em sala de aula. Mesmo que de forma rápida, a iniciativa se manteve objetiva, criativa e desafiadora, afinal, estudar em casa nesse momento tem muitas distrações, porém, o final foi recompensador”, comemorou a estudante.
O contato com a Universidade em tempos de pandemia
A docente Lorenna Santos, que mediou o webinário Marketing digital durante e pós pandemia, ressaltou que o evento em si trouxe uma responsabilidade enorme para a vida dos alunos, visto que a privação de convívio físico fez com que a Universidade suspendesse, temporariamente, as aulas presenciais.
"Foi uma alternativa viável encontrada para a continuidade das atividades dos alunos do curso. Estamos aproveitando o espaço propiciado pelas plataformas digitais para debater, inclusive, soluções para esses tempos de crise. A iniciativa é atribuída ao empenho da coordenação, docentes e discentes envolvidos, e o engajamento tem sido incrível, pois a produção não parou”, disse.
Ela reforçou a importância de ter esse contato com os alunos mesmo em tempos de pandemia quando a Ufal suspendeu as atividades presenciais na intenção de preservar a comunidade universitária e conter um possível avanço do novo coronavírus.
“Estamos preservando o vínculo com nossos estudantes e, mais uma vez, a Universidade atravessa seus muros e rompe as barreiras geográficas impostas pelo Covid_19 para o cumprimento de sua missão”, ponderou Lorenna.
Já o estudante Ramon Ferreira falou sobre participar da oficina Construção de Imagem de Valor em tempos de Pandemia, ministrada pelos professores Ana Beatriz Melo e Daniel Barros. A atividade teve início na última quarta-feira (12) e terá outros dois encontros nas duas quartas seguintes (19 e 26).
“Acredito que a oficina será de grande valia para nós estudantes, principalmente pelos debates e conhecimentos que serão gerados durante as próximas semanas. Para mim, as atividades on-line estão sendo um meio de contato importante com o curso, mesmo neste momento tão delicado que atravessamos. Elas além de levar conhecimento, desenvolvem o sentimento de coletividade que nos foi tirado”, ressaltou Ramon.
E na visão da professora Ana Beatriz, um dos desafios de lecionar em tempos de pandemia é o de encontrar uma maneira de conduzir os diálogos de modo que desperte a participação dos alunos. “Em uma comunicação presencial, nos comunicamos com o olhar, a expressão corporal... E no modo online é só parte da nossa imagem e o tom da voz! Então, requer o uso de uma linguagem associada aos recursos digitais, por isso essa readaptação do professor para instigar diálogos por meio de fóruns, textos colaborativos dentre outros”, apontou.
Ela refletiu ainda que este momento de atividades remotas pode proporcionar aos estudantes um olhar crítico por conta da mudança que ela classificou como brusca no cenário habitual. “Conseguir construir pontes através do conhecimento para a compreensão desse momento e tentar se adaptar a ele é um diferencial. Além disso, percebo as novas interações com os colegas de classe, mesmo que no modo virtual, como positivo para as memórias dessas relações entre eles", afirmou Ana Beatriz.
O que vem por aí
Nesta quinta (13), o destaque da programação é o Webinário sobre Posicionamento de marca em cenários de Crise. O evento contará com os palestrantes Clotilde Perez, docente de Semiótica e Publicidade da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e de Eneus Trindade, também da ECA. A atividade será mediada pelo professor do curso de Relações Públicas, Jean Charles Zozzoli, dará certificado de duas horas e terá início às 16h pelo canal Diálogos.
Além desta atividade, o projeto realiza mais uma transmissão ao vivo intitulada O estudante de RRPP em uma Empresa Júnior: consequências no mercado de trabalho. Será na próxima terça-feira (18), a partir das 16h, desta vez no perfil da Agência Experimental do curso no Instagram (Agerrp).
A live tem como foco debater o espaço e mercado para estudantes de relações públicas no âmbito da Empresa Júnior (EJ) e contará com a presença dos estudantes de RRPP, Adésio Araújo, também membro fundador da Empresa Jangadeiros, e de Isaac Fernandes, atual presidente da EJ.
Vale reforçar que, de acordo com o calendário programado pelo curso, as atividades online prosseguem até o final de setembro, com temáticas variadas, gratuitas e concedendo certificados de participação. Para saber mais detalhes sobre a programação acesse o perfil da Agerrp no Instagram.