Grupo de Pesquisa debate educação infantil em Alagoas na pandemia

Atividade inicia nesta segunda-feira (17)

Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
 | nothing

Entre os dias 17, 24 e 31 de agosto, o Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), liderado pela professora Lenira Haddad, promove o 1º Série de Webinários: “Desafios e Perspectivas da Educação Infantil em Alagoas no contexto da pandemia’’. A atividade faz parte do Ufal Conectada e inicia nesta segunda (17), às 16h, debatendo o tema: "Experiências de professoras, crianças e seus familiares em tempos de distanciamento social", sempre no canal da Prograd.

De acordo com a organização, o encontro tem como finalidade de discutir sobre o papel da Educação Infantil diante do contexto imposto pela pandemia de covid-19, dando destaque à escuta de profissionais de Educação Infantil, crianças e famílias.

‘’Dialogar a respeito das práticas que vêm sendo desenvolvidas na instituição por professoras e auxiliares de sala junto às crianças matriculadas na creche da Ufal em duas turmas diferentes e com faixas etárias próximas, antes e durante o distanciamento social, em articulação com as famílias’’, frisa a professora Aline Ferreira, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/Ufal) e integrante do grupo de pesquisa (GPEIDH).

Ericka Marcelle,  integrantes do grupo de pesquisa (GPEIDH), conta a importância do evento ‘’é dar visibilidade às práticas que vêm sendo desenvolvidas pelas redes de educação infantil do estado de Alagoas diante dos impactos da pandemia, ouvindo os profissionais, as famílias e as crianças, para uma aproximação à perspectiva desses atores que ajudará na construção de compreensões sobre o debate’’.

‘’O momento agora é de  organização intersetorial para uma possível retomada das atividades da educação infantil pós-isolamento social, sendo necessário fomentar cada vez mais espaços de diálogo para discutir as possibilidades, desafios e limitações desse retorno’’, afirma Ericka Marcelle, integrantes do grupo de pesquisa (GPEIDH).

O encontro tem como público alvo professores, auxiliares de sala, recreadores, coordenadores, gestores e técnicos de secretaria de educação, estudantes de graduação e Pós-graduação e outros interessados nos estudos acerca da criança e da formação do profissional que atua com ela bem como as famílias das crianças, com carga horária de 2h, sendo a emissão do certificado por dia de evento.

Para se inscrever acesse este link.