Estudantes da graduação e ETA podem solicitar auxílio para internet durante PLE

Assistência Estudantil publica edital Alunos Conectados , para quem não se inscreveu no anterior

Por Jacqueline Freire – jornalista

Quem ainda não se inscreveu no edital Alunos Conectados, publicado pela Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deve acessar o link até as 17h do dia 29 de setembro e preencher o formulário. Durante o preenchimento, será solicitado ao candidato enviar uma declaração de Composição Familiar e Renda em formato PDF. O documento apresenta normas, rotinas e procedimentos necessários para seleção de estudantes da graduação e da Escola Técnica de Artes (ETA), que necessitem de acesso à internet em suas atividades acadêmicas durante o Período Letivo Excepcional (PLE).

A seleção deve garantir aos estudantes classificados no edital o recebimento de pacotes de dados de internet, através da distribuição de chips de telefonia móvel de empresas selecionadas por meio de convênio com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Educação (MEC). Serão ofertados pacotes de dados de 20 (vinte) Gbytes mensais aos estudantes selecionados.

Para concorrer aos chips e pacotes de dados, o estudante deve estar matriculado no Período Letivo Excepcional em cursos de graduação presencial ou da Escola Técnica de Artes da Ufal e sua renda per capita do núcleo familiar deve ser de até um salário mínimo e meio mensal. Não serão integrados aos cálculos de renda: programas sociais (Bolsa Família, Bolsa Estiagem, Garantia Safra, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros); auxílios para alimentação e transporte, diárias e reembolsos de despesas, adiantamentos e antecipações; estornos e compensações referentes a períodos anteriores; indenizações decorrentes de contratos de seguros; indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial; e benefício emergencial.

Segundo o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima, a importância do edital Alunos Conectados Ufal é garantir o acesso à internet aos estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômica durante o PLE. A seleção será feita com base na renda per capita do grupo familiar e dentro da quantidade de chips disponíveis. A lista de estudantes selecionados será divulgada no dia 1º de outubro no endereço