Projeto da Ufal é aprovado em edital do CNPq para incentivo às cientistas
Mulheres nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação é o nome da chamada pública que contará com as estudantes da universidade alagoana
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A professora Ivvy Pessôa Quintella, doutora em Urbanismo e coordenadora do Laboratório de Fabricação Digital (Fab Lab) da Universidade Federal de Alagoas informou que o projeto Meninas Makers: descobrindo a engenharia por meio da Impressão 3D foi aprovado no edital Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, Chamada Pública nº 31/2018 do CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O edital é importante por ser um incentivo às mulheres cientistas em áreas onde a presença feminina ainda é minoritária. “Estamos imensamente felizes com esse reconhecimento ao nosso projeto. Iremos trabalhar com cinco escolas públicas apoiadas pelo Paespe, que é uma iniciativa social muito importante, realizada no Centro de Tecnologia da Ufal desde os anos 90”, ressaltou a professora.
O projeto aprovado pelo Fab Lab vai garantir 15 bolsas para alunas do ensino médio, três bolsas para alunas de graduação e cinco bolsas para professoras das escolas públicas. “Os projetos dos editais Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação contribuem bastante para o Paespe. O projeto vai utilizar a estrutura e o maquinário do Fab Lab, onde atuam estudantes de disciplinas como Tecnologias de Fabricação Digital, Materiais de Construção e outras com conceito de aprendizagem ativa baseada em projetos”, explicou Ivvy Quintella.
O objetivo geral do projeto é “despertar o interesse de meninas estudantes da rede pública de Alagoas pela Engenharia, valendo-se da impressão 3D e de outras tecnologias digitais, além de propiciar condições, com o apoio do programa Paespe, de ampliar suas chances de ingressar no ensino superior nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação”.
Com a aprovação do projeto, será possível realizar várias atividades como workshops que explorem a aplicação das tecnologias de fabricação aditiva; proporcionar a complementação da formação acadêmica das estudantes de escola pública; abordar questões de gênero a partir do tema Mulheres na Engenharia; capacitar professoras da rede pública para a aplicação de tecnologias digitais na escola e democratizar o acesso à impressão 3D e outras tecnologias digitais.