Rede Redap e Proex promovem "debates críticos em rede"
Precarização da educação básica e ensino superior serão o tema do debate
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A Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) , dá continuidade ao evento “Diálogos Críticos em Rede” com debate sobre o tema ”Trabalho docente e a naturalização da precarização” que acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, com transmissão pelos canais da Proex/Ufal, Redap e Ufal no Youtube.
Nesse quinto encontro será exposto o que significa o movimento chamado de "sócio-metabolismo do capital", expondo a precarização da escola, na Universidade e como ela se manifesta, quais formas essa precarização assume e como ela se apresenta concretamente na escola, destacando seus efeitos dessa precarização, na organização do trabalho pedagógico, no trabalho docente e principalmente nos objetivos da educação
Segundo a professora Ivânia Freitas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) discutir o assunto no momento atual é de suma importância no momento pandêmico em que vivemos “é uma forma de colaborar com a formação continuada dos professores da educação básica, para que a gente junte elementos que nos possibilite compreender melhor os desafios, as contradições e as possibilidades nesse contexto histórico onde a pandemia acentuou os processos de exploração que os trabalhadores e trabalhadoras vem vivendo e nesse mesmo contexto também os docentes que não se separam nessa macro-categoria que é a classe trabalhadora” defende a professora.
Ela ainda ressalta que entendendo e reunindo esse conjunto forte da Rede REDAP e o conjunto forte que constitui a educação básica e ensino superior é que se pode fazer um enfrentamento com mais esperança, com mais possibilidades de mudar o curso da história no tempo em que se espera que não esteja muito longo.
A Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública – REDAP é um coletivo formado por professores/as e pesquisadores/as da educação básica e superior, que assumem o compromisso de fortalecer as teorias e práticas contra hegemônicas no campo educacional brasileiro, onde o objetivo é reunir e disseminar estudos, práticas e indagações que contribuam para a elucidação dos rumos das políticas educacionais no Brasil, sobretudo, no campo do currículo, da formação de professores, gestão e avaliação. E, ao mesmo tempo, mobilizar os sujeitos envolvidos com o campo educacional no Brasil.
Fazem parte da REDAP: Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Universidade Federal da Bahia (UFBa); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Federal do Pará (UFPa); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB); Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Instituto Federal do Ceará (IFCE); Instituto Federal do Sertão-PE (IF Sertão PE); Instituto Federal Baiano Senhor do Bonfim (IF Baiano), Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Roraima(UERR); Universidade Estadual do Amapá (UEAP); Universidade Estadual de Feira de Santana/Bahia (UEFS) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).