Estudantes de Educação Física de Arapiraca ressaltam o Pibid para formação profissional
Mariana e Yzaac concluíram a graduação com notas máximas nos Trabalhos de Conclusão de Curso
- Atualizado em
Concluir a graduação é uma grande conquista, principalmente se essa etapa for fechada com “chave de ouro”, como diz o ditado. Os estudantes Mariana Ferreira de Oliveira e Yzaac Francisco da Silva sabem bem essa sensação. Ambos alcançaram nota dez na apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), na licenciatura em Educação Física, do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, mesmo nas difíceis circunstâncias impostas pela pandemia da covid-19.
Para a professora Vannina de Oliveira Assis, o que se destaca, no caso dos estudantes, é o bom aproveitamento que eles fizeram, para a elaboração dos TCCs, da experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). “Precisamos ressaltar a importância do Pibid na formação acadêmica e profissional, justamente nesse momento em que o programa tem sofrido cortes nos orçamentos, que dificultam muito a manutenção das bolsas. Garantir o Pibid é um investimento fundamental nas licenciaturas”, destacou.
Experiência pedagógica
Mariana Ferreira de Oliveira apresentou o TCC intitulado O conteúdo Badminton nas aulas de Educação Física: experiência pedagógica a partir das intervenções do estágio supervisionado no ensino fundamental 2. A estudante relata que o contato com a escola possibilitado pelo Pibid foi um grande aprendizado. “O programa faz com que a gente perceba as necessidades e as possibilidades no campo escolar, foi assim que tive o primeiro contato com o conteúdo sistematizado em meu TCC”, ressaltou.
O estágio supervisionado é um Componente Curricular do Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Educação Física, no Campus Arapiraca. “A experiência foi desafiadora e gratificante. Com o auxílio dos demais colegas pibidianos e pibidianas, da professora supervisora, Priscila, da coordenadora do Pibid e minha orientadora de TCC, Vannina de Oliveira Assis, consegui desenvolver e sistematizar esse trabalho”, agradeceu Mariana.
O Pibid estimula os estudantes de licenciatura a refletir teoricamente sobre o aprendizado, produzindo artigos científicos que são apresentados em eventos acadêmicos. Esse aprofundamento teórico é considerado fundamental para a qualidade da formação dos docentes nas várias licenciaturas oferecidas pela Ufal. “Nossos professores e professoras são muito comprometidos em oferecer uma educação pública de qualidade, mesmo diante de tantas dificuldades”, finalizou Mariana.
Formação de professores
O estudante Yzaac Francisco da Silva dedicou o TCC justamente a demonstrar a relevância do Pibid para a formação profissional. “Ao ingressar na universidade, meus professores sempre mantiveram o discurso de que deveríamos viver a universidade e foi isso que procurei fazer. Busquei aproveitar cada oportunidade que a Ufal me proporcionou. Participei de alguns projetos, fui monitor de disciplinas, colaborador do Programa Esporte e do Pibid”, relatou.
Dentre essas experiências, Yzaac focou o Pibid. “Esse programa me proporcionou experiências ímpares, seja num contexto acadêmico, através de apresentações de trabalhos em eventos e congressos, seja no contexto escolar, pois me levou a vivenciar o dia a dia da escola. Essas experiências contribuíram muito para que eu chegasse até aqui. É isso que destaco no Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pela professora Vannina de Oliveira Assis”, relatou.
O TCC, intitulado As contribuições do Programa Institucional da Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) a partir do componente curricular educação física para a formação dos(as) alunos(as) do ensino médio, apresenta dados que, segundo o estudante, comprovam a importância do Programa para a qualidade da formação. “O Pibid possibilita uma diversificação das ações a serem desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, o que beneficia também aos estudantes do ensino médio”, explicou Yzaac.
Ele defende o fortalecimento do Pibid. “Fico muito feliz pelo fato de a banca examinadora ter atribuído nota máxima ao meu trabalho, e mais feliz ainda por divulgar e reafirmar a importância de programas que buscam qualificar a formação dos licenciandos, consequentemente melhorando a qualidade da educação básica pública em nosso país. Pretendo continuar pesquisando acerca desse tema, buscando reafirmar a importância do Pibid”, concluiu o estudante.