Estudantes de Medicina concluem disciplina para formar comunicadores

Aulas e cerimônia de formatura foram realizadas na Casa da Palavra

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

Formar médicos líderes é a proposta da disciplina Comunicação em Medicina, ministrada pelo professor Ricardo Nogueira, da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed). A cerimônia de encerramento do componente curricular optativo aconteceu na última segunda-feira (21), na Casa da Palavra, instituição cultural parceira da Universidade, onde ocorreram as aulas presenciais do semestre letivo 2020.1. 

A turma, composta por 21 estudantes, teve como paraninfos o reitor Josealdo Tonholo, o pró-reitor Wellington Pereira, e o neurocirurgião João Gustavo Peixoto. Os patronos dos alunos foram os médicos João Crisóstomo Ramalho Neto e Maksuel Santos Ramalho.

Os formandos discursaram e foram homenageados por colegas oradores. Um vídeo exibido na cerimônia mostrou o desempenho dos alunos durante as atividades práticas que a disciplina exige. “O curso é eminentemente prático e a frequência deve ser 100%. A proposta é formar líderes que saibam se expressar, dar uma entrevista, participar de debates sobre qualquer tema, mostrando alto nível de conhecimento”, reforçou Nogueira.

De acordo com ele, a Ufal é a única universidade brasileira a ofertar a disciplina de Comunicação em Medicina nesses moldes, em que o aluno é agente do próprio aprendizado e atua sob supervisão de professores e monitores.

A mesa de honra da cerimônia foi composta pelos paraninfos, patronos e pela representante dos monitores, a acadêmica Gabrielli Acioly Omena Bento. Após entrega dos certificados, o professor Ricardo Nogueira enalteceu a trajetória dos concluintes, destacando o empenho de cada um.

Um dos paraninfos, o pró-reitor Wellington, homenageou o professor Ricardo, que ministra esse componente curricular há 14 anos: “Pela humildade, abnegação e amor com que conduz a Casa da Palavra, mantendo a mesma com recursos próprios e conseguindo, através dela, contribuir para o crescimento profissional de diversos estudantes que ali passaram, bem como a profissionais já consolidados”.