Projeto de extensão de Serviço Social realiza ações voltadas à gestão escolar
Objetivo é auxiliar na aprendizagem e promover ferramentas que auxiliem gestores no ganho de produtividade e na participação dos alunos
- Atualizado em
O Projeto de Ações Curriculares de Extensão (ACE) do curso de Serviço Social da Ufal, iniciado em 2019 por meio da professora Telma Sasso, vem elaborando e realizando uma série de ações voltadas para a Escola Municipal Professor Corintho da Paz. As atividades também são voltadas para comunidades da capital, mais especificamente na Grota da Alegria, no Benedito Bentes, e na Grota Santa Helena.
“O Projeto ACE iniciou com o objetivo de contribuir para melhorar a gestão das escolas e comunidades, elaborando didáticas, informativos e vídeos que possam acelerar a autonomia nos ambientes em que este projeto se encontra. Criamos conteúdos de forma personalizada.
Nosso intuito é auxiliar na aprendizagem e na utilização de mecanismos e dispositivos eletrônicos que auxiliem os gestores a aumentar a produtividade e a participação dos alunos”, explicou a estudante de Serviço Social, Ana Beatriz Santos. Ela e os demais discentes do 2º e 3º período do curso integram o referido projeto.
A equipe criou site e canal do Youtube, duas ferramentas que atuam em conjunto: enquanto o site informa as didáticas, o canal demonstra como fazê-las por meio de vídeos interativos.
Entre os aspectos da gestão das escolas que o projeto busca melhorar, a estudante cita que a finalidade é “auxiliar na agilidade dos serviços oferecidos pelos profissionais educacionais dos complexos, auxiliando também na facilidade e integração do vínculo entre escola, aluno e família”.
E destaca: “Os conteúdos podem ser acessados virtualmente de modo rápido, na intenção de entregar uma melhor gestão aos usuários”.
Para conhecer o site, acesse aqui
O canal do Youtube pode ser conferido neste link
Mais sobre o ACE
O Projeto de Ações Curriculares de Extensão (ACE) é um conjunto de ações planejadas com o objetivo de desenvolver habilidades e competências previstas no currículo da graduação em Serviço Social, nas quais os estudantes são protagonistas na organização, na execução e na avaliação da ação.
Tendo em vista a formação profissional, Ana Beatriz revela que as ações do projeto vêm “contribuindo no trabalho em equipe, desenvolvendo a capacidade resolutiva na área de atuação em questão, lidando com profissionais e pessoas de outras realidades e situações, além de expandir o campo de visão, saindo da ‘nossa realidade’ e sempre buscando melhorias para o próximo”.