Maceió recebe neste sábado (19) oficinas de Butô, a dança da escuridão
Manifestação cultural é tradicional do Japão
- Atualizado em
Maceió vai receber no sábado (19) duas oficinas de uma das mais ricas e tradicionais manifestações artísticas do Japão: a dança Butô. Conhecida como "a dança da escuridão", o Butô surgiu no Japão na década de 1950, criado por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, sendo um resultado filosófico da confluência das culturas oriental (tradição milenar japonesa) e ocidental (substâncias da modernidade dos anos 50).
As oficinas serão ministradas pelo artista, bailarino e pesquisador Abou Murad, que estuda o butô desde 2007 e que já ministrou diversos ateliês no Brasil e na França. A produção das oficinas com Abou Mourad é da Cia. Cínica Dança, e coordenada pelos professores do curso de Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Isabelle Rocha (Mestre/UFBA) e Cláudio Antonio (Doutor/UFBA).
As oficinas acontecem na sede da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara, sendo uma oficina pela manhã, e outra pela tarde. Pela manhã, o tema do encontro será “Dançando com as Sombras”. Já pela tarde, o foco será a temática “Dançando com os Sonhos”. Inscrições para a atividade, no valor de R$ 150 reais, podem sem feitas no link e mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (82) 996969912.
Abou Mourad é artista multimídia integrante da Associação Permacultural Jacutinga do Caparaó, do Espírito Santo. Estudante de Medicina Tradicional Chinesa pela Escola Neijing BH, Murad é licenciado em artes cênicas pela Universidade de Vila Velha (UVV/ES). Suas danças, majoritariamente improvisadas e em locais não-convencionais, foram até agora alimentadas por encontros com artistas e pensadores como Gyohei Zaitsu, Maki Watanabe, Yumiko Yoshioka, Olivier de Sagazan, Léo Bassi, Lily Curcio, Alain Alberganti, Jaya Pravaz e Vitor Carrara, entre outros.
Universidança
As oficinas de Butô acontecem em paralelo ao Universidança, Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas que em 2022 chega à sua 12ª edição. O Universidança é uma atividade anual de extensão que se caracteriza como uma semana onde são expostos pesquisas e produtos artísticos e pedagógicos dos alunos e professores do curso.
Criado em 2009, o evento oferece à comunidade acadêmica e à sociedade em geral uma semana de reflexões, vivências, cursos, oficinas, palestras, mesa-redonda e apresentações artísticas, com a intenção, por meio dessas atividades interdisciplinares, de estabelecer amplos diálogos entre a dança, outras linguagens artísticas e demais áreas do conhecimento.