Egressa do curso de Letras-Francês foi contemplada com bolsa de estudo na França
Mileyde Marinho realizou estágio para especialização dos professores de francês, em Vicky, entre os dias 5 e 16 de dezembro
- Atualizado em
A professora Mileyde Marinho, egressa dos cursos de Letras-Francês e Letras-Português, da Faculdade de Letras (Fale), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e membra da Associação Alagoana de Professores de Francês (AAPF), participou de concorrido processo seletivo e foi contemplada com uma bolsa para realizar o estágio Enseigner le FLE aujourd’hui : culture, société et nouvelles tendances (Ensinar o FLE hoje: cultura, sociedade e novas tendências).
Todos os anos, a Embaixada da França e a Federação Brasileira de Professores de Francês lançam editais para bolsas em diversas modalidades de estágio de longa e de curta duração na França. O estágio para o qual a professora Mileyde foi aprovada realizou-se no Cavilam, um Centro de Aprendizagem de Francês, em Vichy, França, de 5 a 16 de dezembro. “Essa é uma experiência acadêmica incrível e uma oportunidade inesquecível de conhecer outro país e outras realidades, representando o estado de Alagoas”, declara Mileyde Marinho.
Atualmente, Mileyde é mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET), da Universidade Federal de Santa Catarina, e tem como co-orientador o professor Kall Lyws Barroso Sales, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Ufal. “O intercâmbio entre a França e o Brasil é fundamental para a formação de professores”, destaca o professor Kall Sales.
O professor relata que Mileyde sempre demonstrou interesse em atuar como professora e esteve ativamente em diversos projetos de docência. “Ela foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras. entre 2015 e 2018; monitora colaboradora da disciplina Introdução à Língua Francesa 1; colaboradora do Programa de Estudos Linguísticos (Prelin), de 2015 a 2018, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nos ciclos de 2015-2016 e 2016-2017”, informa Kall.
Mileyde também passou pela extensão universitária, com atividades desenvolvidas nos Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), nos projetos Casa de Cultura no Campus e no Programa Idioma Sem Fronteiras da Rede Andifes.
A aprendizagem e o ensino da língua francesa são caminhos centrais daqueles que buscam a formação em Letras-Francês. “Na licenciatura, além das diversas disciplinas de língua e de literaturas de expressão francesa, os e as discentes realizam estágios obrigatórios na oferta de cursos de francês e podem, ainda, realizar intercâmbios em países francófonos para explorar os conhecimentos adquiridos na Faculdade de Letras”, ressalta o professor Kall Sales.