"Peld é Comunidade" mobilizou centenas de crianças e adultos
Ação dos pesquisadores levou ciência para mais perto do dia a dia das comunidades
- Atualizado em
O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa dos Corais de Alagoas (Peld CCAL) encerrou no último fim de semana a segunda edição do Peld CCAL é Comunidade. O evento passou por Porto de Pedras, Paripueira e Maragogi, no Litoral Norte do Estado, levando ciência e diversão para as comunidades, além de trocas de conhecimentos, com a presença de mais de 800 estudantes de escolas das regiões visitadas.
Para as centenas de crianças que marcaram presença, o momento foi de ampliação de horizontes e de contato em primeira mão com o trabalho dos cientistas, memórias que levarão para toda a vida. Foi preparada uma programação especial para eles com a presença do elenco do ``Mar à Vista'', animação premiada pela Unesco e desenvolvida pelos integrantes do Peld e do Lacos21.
Os diálogos com a comunidade e a ação para além dos muros da universidade são ações cruciais para lutar contra retrocessos na ciência e pela valorização do conhecimento, avalia Nídia Fabre, coordenadora do Peld Costa dos Corais. “Temos a obrigação também de ensinar para a sociedade que a ciência é fundamental para termos um mundo melhor, uma vida melhor e um futuro brilhante. Temos que ressaltar a necessidade de se conservar”, disse a pesquisadora.
A programação incluiu também a apresentação de resultados de pesquisas, demonstrações de materiais como esqueletos de peixes e amostras de microscópio. Também houve a presença de parceiros do Peld em algumas paradas, como o Meros do Brasil e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).
“Esperamos aprender muito com esses eventos e dialogar muito com a sociedade, abrindo a perspectiva de replicar esses encontros uma vez por ano. Temos preparado materiais fantásticos, brincadeiras para as crianças, projeções, painéis interativos. Temas de interesse local, como a questão da urina preta e da saúde da mulher, também farão parte da programação”, explica a coordenadora Nídia Fabre.
O Peld é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e conta com apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O Peld CCAL
Atuante desde 2017, o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa dos Corais em Alagoas (Peld CCAL) trabalha com o monitoramento e pesquisa dos sistemas socioecológicos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais em Alagoas.
A APA abrange uma área de mais de 400 mil hectares, se tratando da maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil. A Costa dos Corais vai do litoral norte de Maceió até o município de Tamandaré (PE). Coberta de barreiras de corais e manguezais, é o lar de várias espécies de animais e plantas, alguns deles ameaçados de extinção, como o peixe-boi-marinho.