Campus do Sertão realiza plantio de mudas em projeto de gestão de resíduos

Estudantes do curso de Geografia participaram da ação que utilizou adubos orgânicos domésticos produzidos por eles

Por Ascom Ufal

Os estudantes do 7º período do curso de Geografia da  Unidade de Santana do Ipanema do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizaram o plantio de  27 mudas do Bioma Caatinga com manejo e utilização de adubos orgânicos domésticos produzidos nas aulas da disciplina “Recuperação de áreas Degradadas”.

Sob a orientação do professor Fernando Pinto Coelho, docente da disciplina e com a participação da bióloga e professora Elica Guedes Coelho, responsável pelo setor de Botânica, os estudantes fizeram a identificação científica das espécies com placas de madeira afixadas no solo. O trabalho foi realizado durante o período da manhã e da tarde e acompanhado pelo diretor acadêmico do Campus do Sertão, professor Thiago Trindade.

O professor Fernando Pinto enfatizou a importância da atividade realizada. “Passa pela disseminação de uma ‘cultura sustentável de aproveitamento dos resíduos domésticos’, uma consciência ecológica coletiva. E visa preservar o meio ambiente e a sociedade. A produção de adubos orgânicos domésticos diminui o passivo ambiental do acúmulo de resíduos em aterros e lixões, ainda acrescenta renda para as famílias mais carentes e pode otimizar pequenas empresas que comercializam gêneros agrícolas”, diz.

Para o diretor Thiago Trindade, a atividade realizada se torna importante por alguns aspectos, dentre eles o fortalecimento das ações de ensino, no que se refere a sua aplicabilidade em um determinado contexto e local, assim como uma importante iniciativa de contribuir, por meio da socialização de saberes, com preservação do meio ambiente e, em especial, com o projeto paisagístico da Unidade de Santana do Ipanema.

O projeto paisagístico da Unidade de Santana do Ipanema foi contemplado com as mudas cedidas pelo Arboretum do setor de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS/Ufal e com a colaboração do engenheiro florestal e técnico Régis Villanova Longhi.