Campus do Sertão realiza plantio de mudas em projeto de gestão de resíduos
Estudantes do curso de Geografia participaram da ação que utilizou adubos orgânicos domésticos produzidos por eles
- Atualizado em
Os estudantes do 7º período do curso de Geografia da Unidade de Santana do Ipanema do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizaram o plantio de 27 mudas do Bioma Caatinga com manejo e utilização de adubos orgânicos domésticos produzidos nas aulas da disciplina “Recuperação de áreas Degradadas”.
Sob a orientação do professor Fernando Pinto Coelho, docente da disciplina e com a participação da bióloga e professora Elica Guedes Coelho, responsável pelo setor de Botânica, os estudantes fizeram a identificação científica das espécies com placas de madeira afixadas no solo. O trabalho foi realizado durante o período da manhã e da tarde e acompanhado pelo diretor acadêmico do Campus do Sertão, professor Thiago Trindade.
O professor Fernando Pinto enfatizou a importância da atividade realizada. “Passa pela disseminação de uma ‘cultura sustentável de aproveitamento dos resíduos domésticos’, uma consciência ecológica coletiva. E visa preservar o meio ambiente e a sociedade. A produção de adubos orgânicos domésticos diminui o passivo ambiental do acúmulo de resíduos em aterros e lixões, ainda acrescenta renda para as famílias mais carentes e pode otimizar pequenas empresas que comercializam gêneros agrícolas”, diz.
Para o diretor Thiago Trindade, a atividade realizada se torna importante por alguns aspectos, dentre eles o fortalecimento das ações de ensino, no que se refere a sua aplicabilidade em um determinado contexto e local, assim como uma importante iniciativa de contribuir, por meio da socialização de saberes, com preservação do meio ambiente e, em especial, com o projeto paisagístico da Unidade de Santana do Ipanema.
O projeto paisagístico da Unidade de Santana do Ipanema foi contemplado com as mudas cedidas pelo Arboretum do setor de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS/Ufal e com a colaboração do engenheiro florestal e técnico Régis Villanova Longhi.