Diretor do Sesi/Senai vai ministrar aula inaugural de mestrado em rede da Ufal

O convidado do Profnit para um debate sobre inovação é o economista Rafael Lucchesi

Por Manuella Soares - jornalista

Na segunda-feira, 21 de março, o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) vai promover a aula inaugural do seu programa de pós-graduação em parceria com a Ufal. A estratégia como elemento promotor da inovação é o tema do debate ministrado pelo convidado especial Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diretor da rede Sesi e Senai.

O evento on-line que marca o início das atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) será transmitido pelos canais da Prograd/Ufal e do Profnit Brasil no Youtube, a partir das 19h.

O curso stricto sensu é nacional e formado por instituições que funcionam como Pontos Focais, entre elas a Ufal, onde o Profnit está sediado no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). O Profnit é dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, entre outros.

Na Ufal, o mestrado conta com corpo docente de várias unidades acadêmicas.

Sobre o palestrante

Rafael Lucchesi é economista pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e se destaca entre as principais lideranças brasileiras na atualidade pela promoção da educação para o trabalho, e a inovação. Há mais de uma década exerce o cargo de diretor de Educação e Tecnologia da CNI, acumulando as funções de diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi).

O trabalho desenvolvido por Lucchesi nessas instituições passou pela estruturação da Mobilização Empresarial pró Inovação e a implementação de 27 Institutos de Inovação do Senai. Sua gestão também ampliou a atuação do SESI e do SENAI nas agendas de educação para o trabalho, a partir de modelo educacional moderno e uso intensivo de novas tecnologias.

Os novos alunos do Profnit poderão conferir a palestra de Rafael Lucchesi nos canais do Youtube, no dia 21 de março, às 19h.