Alunos nomeados em concurso podem apresentar certidão de conclusão
DRCA vai realizar a colação de grau por ato administrativo em até três dias úteis para agilizar posse dos aprovados
- Atualizado em 03/05/2024 10h41
O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Ufal recebeu mais de cem solicitações de colação emergencial só este ano. Muitos pedidos são devido à aprovação de alunos no concurso da Educação em Alagoas e a necessidade de comprovar a conclusão da graduação. Mas para tranquilizar a comunidade acadêmica, o rito de emissão do diploma não vai prejudicar os convocados do concurso.
“Entrei pessoalmente em contato com o secretário de Educação, Rafael Brito, e com o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, explicitando o valor legal da certidão de conclusão de grau que substituirá o diploma até a emissão do mesmo. Eles já responderam demonstrando pleno conhecimento e sinalizando que adotarão as providências no sentido de aceitar as certidões”, ressaltou o reitor Josealdo Tonholo, que protocolou, por meio do DRCA, um documento para as secretarias de Educação e de Planejamento informando a situação dos alunos.
O chefe da Divisão de Registro Acadêmico (DRA), João Silva, reforça que os estudantes devem solicitar a colação de grau ao DRCA: “O aluno que tiver em situação de nomeado e com curso integralizado [carga horária total do curso finalizada] pode solicitar e a gente vai realizar a colação degrau em até três dias úteis, conforme a Resolução n° 73/2018”.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail colacaodegraudrca.ufal.br.
Colação administrativa
Os estudantes da Ufal que forem aprovados em concursos públicos devidamente nomeados ou que necessitarem por outros motivos, podem ainda solicitar a colação de grau por ato administrativo, que é feita por meio de portaria assinada pelo reitor, dispensando a assinatura do formando em ata.
Para isso, o aluno deve estar com o curso integralizado e acessar um formulário eletrônico onde vai anexar a documentação exigida e aguardar a análise. Qualquer pendência acadêmica deve ser solucionada junto às coordenações de curso.