Núcleo de Acessibilidade da Ufal oferece 38 vagas para bolsistas
Edital contempla vagas em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema; Bolsas são de R$550 com validade de um ano
- Atualizado em
Estão abertas, até o dia 31 de março, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de bolsistas do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Ufal. São ofertadas 38 vagas para estudantes da graduação que desejam colaborar com o trabalho do NAC em Maceió e unidades fora de sede.
A Pró-reitoria Estudantil (Proest) garantiu orçamento, por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para pagamento de 12 bolsas no valor de R$ 550,00 para cada aluno selecionado. Os candidatos devem preencher um formulário eletrônico disponível aqui e anexar Histórico Analítico ou Certidão de Vínculo atualizados, além de outros documentos exigidos no edital. Confira aqui os critérios e documentação necessária.
O processo seletivo será composto de três etapas, incluindo análise documental, avaliação de currículo e entrevista via plataforma digital a definir com data marcada para o período de 11 a 15 de abril. O resultado final será divulgado no dia 20 de abril e as atividades estão previstas para iniciar em 2 de maio.
Sobre as vagas e as atividades
Das 38 vagas disponíveis, 28 são para o Campus A.C. Simões, das quais 24 serão divididas entre o NAC e o Laboratório de Acessibilidade (LAC), sendo quatro delas destinadas para candidatos PcD, mediante documentação comprobatória. As outras quatro vagas do campus em Maceió são para trabalhar na Superintendência de Infraestrutura (Sinfra). O local para onde o bolsista será designado vai ser definido de acordo com o perfil acadêmico, as experiências e as habilidades identificadas durante a seleção.
Já nos campi fora de sede, o quadro de vagas ficou distribuído da seguinte forma: Arapiraca (4), Palmeira dos Índios (2), Penedo (1), Delmiro Gouveia (2) e Santana do Ipanema (1), totalizando as 10 vagas para os alunos da Ufal no interior.
Os selecionados devem cumprir 15 horas semanais de atividades que contemplam o atendimento ao público da Educação Especial, entre pessoas com deficiências físico-motora; auditiva; visual; pessoa surdo-cega; com Transtorno do Espectro Autista; superdotação ou com deficiência múltipla.
A colaboração do bolsista vai ser para apoio educacional; encaminhar os estudantes com deficiência para atendimento de suas demandas na Ufal; desenvolver o trabalho de leitura ou transcrição; orientar na locomoção dentro do campus; produzir e adaptar material pedagógico, entre outras atribuições.
Saiba mais sobre o NAC clicando aqui e siga o Instagram oficial @nacufal para acompanhar o trabalho desenvolvido.