Estudantes de Administração participam de ação da Aventura Eco Brasil

As aulas e conversas aconteceram em uma oca montada na Barra de São Miguel

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em

Estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, acompanhados pelo professor Rodrigo Reis, da disciplina de Gestão Mercadológica, participaram de uma ação das empresas Aventura Eco Brasil, agência de turismo de experiência, e da banda Anauê S.A, que estão comemorando dez anos de atividade. 

Foi elaborada uma programação de dois meses junto à comunidade local, com o intuito de reafirmar a parceria entre a iniciativa pública, privada e a sociedade. Além do professor Rodrigo Reis, participam da programação representantes do projeto Niquim Vivo, o produtor cultural Dilton Peixoto, a orquestra Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios, escolas municipais da Barra de São Miguel, entre outros parceiros. 

Segundo o professor da Ufal, os estudantes de administração foram conhecer uma proposta diferenciada de gestão de turismo sustentável. “Essa empresa construiu um hostel, na zona rural da Barra de São Miguel, aplicando princípios de permacultura, buscando reduzir impactos ambientais, usando os recursos de forma sustentável, como reaproveitamento da água e consumo de energia renovável”, explica o professor. 

Rodrigo Reis ressalta ainda a pauta turística diferenciada do foco tradicional nas praias. “Os turistas são levados para conhecer as comunidades quilombolas e indígenas, vão andar pelas matas da Cafurna e do Boqueirão, em Palmeira dos Índios, entre outros roteiros desse tipo. É um trabalho muito bonito, de turismo que valoriza a população local. Os turistas também tem a oportunidade de consumir ostras, mel e própolis vermelho produzidos no povoado de Palatéia, na Barra de São Miguel”, relata o professor. 

Além das atividades turísticas, o coordenador da agência, Daniel Brasil, desenvolve projetos junto às escolas da região. “São projetos com crianças e adolescentes, de conscientização e plantio de espécies nativas. Nesse contexto, fomos convidados para falar de empreendedorismo e mídias. As palestras são realizadas numa cabana no estilo oca, que é uma habitação indígena. Os jovens vão aprender sobre conceitos de auto-sustentabilidade. Para mim, foi muito interessante dar uma aula literalmente de pé no chão”, relata o professor Rodrigo Reis.