Seminário do Campus do Sertão vai debater direitos sociais e pandemia
O 3º Seminário Nacional do Nudes será realizado em parceria com o Movimento dos Povos das Lagoas Mundaú e Manguaba
- Atualizado em
Será realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril, das 13h30 às 22h30, o 3º Seminário Nacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão (Nudes), em parceria com o Movimento dos Povos das Lagoas Mundaú e Manguaba e o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Proford/Prograd/Ufal). O tema será: Estado, Direitos Sociais e Pandemia: territórios e lutas e resistências.
Segundo a coordenadora do Nudes, professora Maria Aparecida Silva, o objetivo do evento é “trazer um diálogo entre a universidade e os movimentos sociais organizados para uma discussão inserida no contexto de insegurança que perpassa cidadania e democracia”. As palestras serão transmitidas pelo canal do Nudes no Youtube. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em formulário digital.
Entre os palestrantes, estão: Roberta Traspadini, Luiz Antônio Simas, Débora Nunes, Lígia Santos Ferreira, Danilo Marques , Luiz Domingues, Danny de Ogum, Dagoberto José Fonseca, Diogo de Oliveira Souza e um representante da Igreja Batista do Pinheiro. Os mediadores são: a professora Maria Aparecida Silva, coordenadora do Nudes; a professora Monica Regina Nascimento dos Santos e o professor Gustavo Gomes, ambos do Campus do Sertão.
A coordenadora do Nudes destaca que o tema deste ano faz uma reflexão sobre o papel do Estado e a constante perda de direitos em face das crises econômica e sanitária. “Como não poderia deixar de ser, este ano, em pleno contexto pandêmico, o tema central do seminário reflete sobre como o governo brasileiro tem se mostrado pouco operante em assegurar direitos fundamentais, tais como saúde, educação, transporte e moradia de qualidade, entre outras demandas essenciais”, reflete a professora.
A proposta do evento é formular uma agenda de lutas e resistências nos diversos territórios. “Diante deste quadro social altamente crítico, com altas taxas de desemprego e diante da emergência da fome e vulnerabilidades de diferentes matizes, o 3º Seminário representa uma grande articulação, com diversas entidades e lideranças dos movimentos sociais, do sertão até o litoral, para dar visibilidade à essas questões e construir um espaço de crítica e formulações”, convoca a organização do seminário.
Inscrição no link
O 3º Seminário do Nudes poderá ser acompanhado no canal no Youtube