Alunos de Química voltam às aulas direto para a prática nos laboratórios

IQB está ofertando aulas práticas adicionais para quem pagou disciplinas experimentais durante o período remoto

Por Manuella Soares - jornalista

Proporcionar a prática perdida na pandemia. Essa é a intenção das aulas experimentais que o Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) organizou para a primeira semana de volta à aulas na Ufal. A iniciativa partiu dos professores e as atividades estão sob orientação da vice-diretora, Aracelis Adrian.

“O intuito é proporcionar para os alunos que tiveram aulas experimentais durante a pandemia a experiência de laboratório mesmo. Um número grande de alunos pagou essas disciplinas de forma remota e têm a necessidade de mais contato com o laboratório”, explica.

Cerca de cem estudantes vão ter a oportunidade de realizar algumas aulas nos laboratórios do IQB como atividade adicional. “Essa é uma atividade extra, não vai ter emissão de certificado nem contar como horas flexíveis. É para nivelamento dos alunos”, reforçou a professora.

O Centro Acadêmico do curso de Química ajudou num levantamento para identificar o interesse dos estudantes. Após entender quais são principais necessidades de demandas, foram abertas as seguintes turmas com aulas experimentais: Química Geral (Professora Ísis Figueiredo); Química Inorgânica (Professora Cintya D’Angeles); Química Orgânica (Professor Dimas de Paz Lima); Química Experimental (Professor Josué Carinhanha); Físico-química (Professora Carmem Zanta); e Bioquímica (Professora Camila Camerino).

Também será ofertado um minicurso de Cálculos Básicos para a Química, com os professores Pedro Florez e Aracelis Pamphile.

Cada disciplina terá quatro a seis horas de duração durante um ou dois dias, de acordo com a disponibilidade dos professores. Todas as vagas já foram preenchidas e as turmas iniciaram nesta segunda-feira (15). “A gente acredita que essa iniciativa tem muito importância para tentar reparar um pouco das perdas que tivemos com as aulas remotas durante a pandemia”, avaliou Aracelis.