Sorriso de Plantão retoma atividades no Hospital Universitário

Integrantes realizaram suas atividades com mais de 25 pacientes

Por Kelwin Odilon – Ascom Sorriso de Plantão

O projeto de extensão Sorriso de Plantão retomou as atividades no Hospital Universitário (HU), em parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a direção do hospital.

As visitas são realizadas todos os sábados com os integrantes se caracterizando de Palhaços de Hospital. Realizando atividades lúdicas como interações musicais, contação de história e a arte do Clown, auxiliando no tratamento médico hospitalar e na recuperação. Uma ação que favorece não só as crianças, mas também contribui com os profissionais da saúde.

Para Júlia Vasconcelos, integrante que entrou este ano no projeto, a ansiedade e o medo estavam tomando conta, mas ao conversar com o grupo e começar o preparo da maquiagem foi se tranquilizando. Seu primeiro contato com os pacientes foi com os adultos, que além de serem bastante receptivos elogiaram bastante a cantoria dos integrantes.

“Após o contato com os adultos, quando fomos para a pediatria, foi só a confirmação de que não tinha nem pra que ter ficado nervosa, com as crianças e com os acompanhantes brincamos e cantamos, o que tornou aquela tarde de sábado única e especial. O sentimento que ficou foi de muita gratidão por participar desse projeto lindo e super animada para os próximos plantões”, contou em êxtase a aluna de Medicina.

Sorriso de Plantão

O projeto vem atuando em Maceió desde 2002 em quatro hospitais da capital: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA) e Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Farol).

Até o ano de 2018 também atuavam na Clínica Infantil Daisy Brêda e na Santa Casa de Misericórdia de Maceió (Unidade Rodrigo Ramalho). Ao serem fechados este ano, foram remanejados para o Hospital da Criança (CRIA).A parceria entre as pró-reitorias de Extensão da Ufal e da Uncisal já somam 20 anos de atividades lúdicas realizadas na capital. O trabalho é totalmente voluntário e realizado por estudantes de graduação de diversos cursos e instituições de ensino, recebendo certificado de extensão de 150 horas de carga horária emitido pela Uncisal, ao final do ciclo que possui a duração de um ano.