Ufal lança plataforma para uso compartilhado de equipamentos de pesquisa
Objetivo é dinamizar o uso de equipamentos e otimizar seu compartilhamento entre os diversos grupos de pesquisa
- Atualizado em
A necessidade de um modelo de uso compartilhado de equipamentos multiusuário está sendo institucionalizada na Ufal graças a criação de uma plataforma on-line. A PMulti foi lançada na última semana pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propep), no Gabinete do Reitor, com o apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), responsável pela criação e implementação da plataforma na página da Ufal.
“A PMulti destina-se ao cadastramento de Laboratórios Multiusuários a fim de estabelecer a integração dos laboratórios de equipamentos multiusuários que podem ser utilizados de forma compartilhada pela comunidade científica-acadêmica da Ufal e de outras Instituições acadêmicas parceiras”, explica a pró-reitora Iraildes Pereira.
Ela explica que a plataforma vai permitir ao pesquisador identificar e localizar equipamentos dentro das diversas Unidades Acadêmicas ou campi da instituição para atender diversas demandas de seus projetos de pesquisa ou de extensão.
Com a publicação da resolução do Consuni nº 43/2021, que institui, define e regulamenta a PMulti, a proposta é otimizar os recursos de infraestrutura da Ufal, priorizando os equipamentos multiusuários de acordo com a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (Pnipe) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
“Esta plataforma vai dinamizar o uso de equipamentos e otimizar seu compartilhamento entre os diversos grupos de pesquisa da Ufal. E poderá ser acessada tanto com login de cadastro da Ufal quanto via SouGov. Além disso, dará visibilidade ao nosso parque de equipamentos em todo o país, atraindo parceiros no setor publico e privado, já que a plataforma permite, inclusive, oferta de serviço, com agendamentos de uso dentro do próprio sistema”, ressalta Iraildes, lembrando, ainda, que muitos dos equipamentos do parque foram adquiridos em editais Institucionais como Finep e Capes, e os pesquisadores poderão fazer a gestão e o acompanhamento de uso compartilhado por meio da geração de relatórios na plataforma.
Na reunião de lançamento estiveram presentes alguns bolsistas de produtividade do CNPq, Bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e representantes da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst).
Organizando a casa
A ideia agora é que os diretores das Unidades Acadêmicas incentivem seus pesquisadores ao cadastro na plataforma para viabilizar a oferta de equipamentos para uso compartilhado. A gestão da Propep vai instituir um Comitê Gestor da PMulti para gerir os cadastros e aprovar a publicação na plataforma.
Em breve, a Propep vai disponibilizar as orientações para o credenciamento e descredenciamento dos equipamentos na PMulti. A princípio, os pesquisadores interessados devem fazer a solicitação no Protocolo-Geral da Ufal encaminhado para a Propep.
A solicitação deve conter: formulário específico de credenciamento; termo de responsabilidade; documento com normas de acesso e normas de agendamento de utilização do equipamento a ser credenciado; documento contendo todas as especificações do(s) equipamento(s) e do Laboratório a ser credenciado na PMulti Ufal, e carta do diretor da Unidade Acadêmica de lotação do servidor signatário do equipamento. Todos os documentos devem ser preenchidos e assinados digitalmente.
Acesse a plataforma aqui: https://sistemas.ufal.br/pmulti