Dezenove programas de pós-graduação da Ufal evoluem de conceito na Capes

Doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) alcança marca inédita para Ufal, com conceito 6 de excelência

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em

A comemoração resume um grande feito: “Apesar de todas as vicissitudes e intempéries, especialmente os cortes governamentais, além do descrédito à ciência, estamos crescendo!” . A fala da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Pereira Assunção, é a resposta que a Ufal queria dar à sociedade. Dos 36 programas de pós-graduação da Ufal avaliados pela Capes no quadriênio 2017-2020, 19 progrediram de conceito e um dos programas em rede que a Universidade integra ficou na faixa de excelência.

O resultado da evolução qualitativa dos programas de mestrado e doutorado foi bastante esperado pela equipe da Propep, depois de intenso trabalho de acompanhamento como uma das prioridades da atual gestão.

“As equipes dos PPGs trabalharam com dedicação, executando as prescrições dos Documentos de Área da Capes, que orientam o fluxo para a excelência. Lembrando o excelente trabalho executado no primeiro ano da pandemia provocado pela covid-19, ano difícil e último período do relatório do quadriênio”, frisou o professor Walter Matias, responsável pela Coordenação de Pós-graduação (CPG).

De acordo com o resultado preliminar divulgado, a Ufal registrou evolução de conceito 3 para 4 nos programas de: Ciência Animal, Ciências Farmacêuticas; Dinâmica do Espaço Habitado; Ensino de Ciências e Matemática; Geografia; História; Linguística e Literatura; Matemática; Meteorologia; Nutrição; Psicologia; e Recursos Hídricos e Saneamento. Outros três programas subiram para nota 5: Ciências da Saúde; Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos; e Serviço Social.

Do total das avaliações, 16 programas mantiveram o mesmo conceito, mas, como o resultado é preliminar e cabe recurso, ainda é possível ter mais progressões. E os programas aprovados mais recentemente pela Capes com conceito A evoluíram para conceito 3: Ciência da Informação; Ciências Médicas; e Filosofia.

“Tivemos um resultado nunca alcançado anteriormente! Esse resultado é fruto de um trabalho sério, responsável e, sobretudo, em equipe! Nosso desafio é manter os conceitos que foram conquistados e consolidar os novos itens de avaliação da Capes. Também vamos continuar com as orientações para melhoria dos programas visando a progressão na próxima avaliação”, destacou Iraildes.

A equipe reforça a importância do apoio das instituições de fomento como Fapeal, CNPq e Capes para resultados como esse nos próximos anos.

Resultado inédito

A Ufal oferta curso de pós-graduação há duas décadas e também abriga programas em rede. Quatro deles se destacaram na avaliação do quadriênio 2017-2020 da Capes: o de Saúde da Família evoluiu para nota 4; os PPGs Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Celular e Ensino de Física subiram do conceito 4 para 5; e o doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) alcançou uma nota inédita para a Ufal, atingindo o conceito 6, numa escala que vai até o 7, deixando o programa na faixa de excelência.

“Isso é um privilégio muito grande para a nossa Universidade e significa a oferta de pós-graduação de alta qualidade aqui no estado de Alagoas. Parabenizo todo e qualquer docente e técnico diretamente envolvido nos cursos de pós-graduação, que tem dado uma contribuição imensa, não só para elevar o nível da nossa pós-graduação, mas para atender ao Estado de uma forma diferenciada. É um time de primeiríssima linha que a gente tem que se orgulhar”, enalteceu o reitor Josealdo Tonholo.

A meta da Propep agora é atingir o recorde de aprovação nas Avaliações de Propostas de Novos Cursos (APCNs) já para o próximo ano. O reitor alimenta expectativas: “Espero que em breve a gente possa ter a pós-graduação espalhada por todo o Estado, em todas as unidades da nossa Universidade”